Página inicial > Notícias Coronavírus > Campanha ‘Idoso em Casa’- Icsez recebe fotografias de idosos até dia 22 de maio

Campanha ‘Idoso em Casa’- Icsez recebe fotografias de idosos até dia 22 de maio

Publicado: Terça, 19 de Maio de 2020, 09h12 | Última atualização em Sexta, 22 de Maio de 2020, 15h40 | Acessos: 1444

Por Irina Coelho
Equipe Ascom Ufam

Preocupados com os idosos, principal grupo de risco da covid-19, o Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (Icsez/Ufam) iniciou, na manhã de hoje, 18 de maio, em Parintins, a campanha ‘Idoso em Casa’. A iniciativa pretende divulgar, por meio de fotos, as atividades que os idosos têm desenvolvido dentro de casa no período de isolamento social.

Para participar, basta compartilhar até a próxima sexta-feira, 22 de maio, fotos de pessoas idosas exercendo alguma atividade prazerosa em casa nesse período de pandemia. As fotos podem ser enviadas direto para o whatsapp das docentes Alice Ponce, (92) 99416- 7523, e Sandra Helena, (92) 99180-6088. É necessário que a pessoa idosa concorde com a divulgação das imagens nas redes sociais do Icsez.

De acordo com uma das coordenadoras da Campanha e docente do curso de Serviço Social, Professora Alice Ponce de Leão, a ideia é positivar o isolamento como um aspecto importante para a preservação da saúde e física mental das pessoas idosas. "Temos uma velhice ativa em Parintins. As pessoas idosas estavam acostumadas a fazerem várias atividades nas ruas, como trabalhar e frequentar espaços de socialização para ocupar o tempo livre. Com a pandemia, elas precisaram ficar dentro de casa. Mas, ficar dentro de casa nem sempre é sinônimo de solidão. Temos visto a capacidade de essas pessoas se reinventarem ocupando o seu tempo com atividades que lhes dão prazer e que contribuem para o seu autoconhecimento. Depois que tudo isso passar, elas retornarão às suas atividades com muito mais vontade de viver do que antes. E isso é um exemplo para toda a sociedade", explica.

A professora lembra que os familiares podem participar do registro fotográfico e tornar a atividade ainda mais prazerosa. “A fotografia pode incluir pessoas que estejam cumprindo o isolamento social com o idoso, desde que você esteja realizando alguma atividade junto a ele ou à ela. Essa também é uma forma de fortalecimento dos vínculos familiares”, diz a docente.

Essa é uma atividade realizada pelo Subcomitê de Enfrentamento à Covid do Icsez e as fotografias farão parte de um mosaico compartilhado nas redes sociais do Instituto.