Página inicial > Notícias Coronavírus > Programa de extensão do Icsez esclarece dúvidas sobre o coronavírus

Programa de extensão do Icsez esclarece dúvidas sobre o coronavírus

Publicado: Segunda, 11 de Maio de 2020, 15h44 | Última atualização em Sexta, 22 de Maio de 2020, 15h33 | Acessos: 1431

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

Informar produtores e consumidores sobre o adequado manejo e consumo de alimentos, especialmente leite e derivados, é o objetivo do programa de extensão Amazonas Leite, desenvolvido no Instituto de Ciências Exatas e Zootecnia (Icsez), em Parintins. Durante a pandemia, o serviço foi adaptado para continuar a esclarecer sobre o cuidado necessário com os alimentos por causa do novo coronavírus.

Agora o público pode se informar por meio de diferentes plataformas utilizadas pelo programa para difundir suas informações, como o WhatsApp, as rádios locais, o Instagram e Facebook.

De acordo com a coordenadora do Amazonas Leite, professora Soraya Farias, do Colegiado de Zootecnia, a intenção é dar continuidade ao trabalho, sem a necessidade de encontros presenciais como era antes da pandemia chegar ao Amazonas. “O primeiro vídeo foi uma aula digital para a comunidade acadêmica. Como foi publicado na página do oficial Icsez, outras pessoas começaram a assistir e a gerar perguntas. O objetivo central do programa é tratar da qualidade do leite, mas em tempos de coronavírus, na medida em que as pessoas iam solicitando, a gente foi praticamente mudando o nosso enfoque.  Hoje trabalhamos mais o novo coronavírus”, relata.

“Essas informações que a gente está divulgando são muito similares às que muitas universidades, sites e veículos de informação já disseminam. Então, percebi que era preciso começar a explicar o porquê delas: lavar as mãos com água e sabão porque vai matar o vírus. Certo. Por quê? Esse porquê científico ele é apropriado para a nossa comunidade acadêmica, mas a gente queria chegar a todos, então, a gente começou a transformar isso para uma linguagem bem popular. Eu tenho que lavar as mãos com água e sabão porque eles vão destruir a gordura que constitui o complexo do vírus”, explica a docente.

Já foram produzidos cinco vídeos e três áudios até o momento abordando temas como “Novo Coronavírus-Sars-Cov-2”; “Uso do álcool em tempos de Novo Coronavírus” e “Higienização das mãos”.

Para conhecer as informações divulgadas pelo Amazonas Leite é só acessar o site oficial do Icsez e as redes sociais do programa (Instagram: Zootecnia_Parintins, facebook: Icsezparintins).