Página inicial > Notícias Coronavírus > ICB disponibiliza Coletânea de Atividades lúdicas para crianças

ICB disponibiliza Coletânea de Atividades lúdicas para crianças

Publicado: Quarta, 06 de Maio de 2020, 14h46 | Última atualização em Sexta, 22 de Maio de 2020, 15h45 | Acessos: 4549

Por Sebastião Oliveira
Equipe Ascom Ufam

O Subcomitê de Enfrentamento do Coronavírus (Covid-19) do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas (ICB/Ufam) disponibiliza a “Coletânea de Atividades Lúdicas para Crianças”. Na sua terceira edição, a coletânea tem como objetivo trabalhar o conhecimento dos movimentos e estimular a criança superar desafios.

De acordo com a professora Lorena Nacif, integrante do Subcomitê de Enfrentamento ao Coronavírus do ICB, o fato de estarmos vivenciando uma pandemia por conta do da covid-19 fez com que motivasse a elaboração de uma coletânea de atividades lúdicas para crianças durante o período de distanciamento social. Segundo a docente, ficamos a maior parte do tempo dentro de casa, tanto os pais quanto os filhos, somado ao medo e angústia frente à doença, cria-se um ambiente de tensão, muitas vezes de tédio, em ambiente domiciliar. “A ideia de elaboração da coletânea é contribuir com um tempo de qualidade entre pais e filhos, com leveza e diversão”, comentou a Lorena Nacif.

O bem-estar de pais e filhos para melhor qualidade de vida encontrados numa única coletânea possibilita as pessoas viver  melhor. Para Nacif, “a importância das publicações se dá, principalmente, pelo incentivo à maior proximidade entre pais e filhos, executando tarefas e partilhando informações, disse a docente que destaca informações de serviços e atividades. “Podemos destacar também que as cartilhas trouxeram dados como sites, brincadeiras e interações que, talvez, não eram do conhecimento dos pais. Isso pode aumentar o leque de opções de atividades que as crianças podem desempenhar, tirando a monotonia de atividades já pré estabelecidas e que podem levar ao tédio”, disse.

“As cartilhas demonstram um zelo da Universidade para com os seus servidores e familiares, pelas quais se formam um canal de comunicação que permite aos leitores estabelecerem contato com o subcomitê e opinar com novas sugestões, críticas, matérias etc. Muitas fotos que usamos nas cartilhas são de filhos de servidores e de alunos do ICB”, completou a docente. De acordo com ela, enquanto durar o trabalho remoto na Ufam, a publicação de novos números deverá continuar com mais materiais educativos para a comunidade.

Composto por cinco professores do ICB, o subcomitê de enfrentamento à covid-19 conta com representantes cinco departamentos daquele Instituto: Isabelle Bezerra Cordeiro, do Departamento de Ciências Fisiológicas e Coordenadora do Sub-Comitê, Kirley Michelly Marques da Silva, do Departamento de Parasitologia; Lorena Nacif Marçal, do Departamento de Morfologia; Márcia Neiva do Departamento de Genética e Thierry Ray Jehlen Gasnier, do Departamento de Biologia.

Acesse mais atividades aqui:

- Cartilha 2

- Guia de estudos