Página inicial > Notícias Coronavírus > Icsez produz vídeos informativos sobre a covid-19 em Parintins

Icsez produz vídeos informativos sobre a covid-19 em Parintins

Publicado: Terça, 05 de Maio de 2020, 08h30 | Última atualização em Segunda, 11 de Maio de 2020, 09h31 | Acessos: 1360

Por Irina Coelho
Equipe Ascom Ufam

A Universidade Federal do Amazonas, por meio do Instituto de Ciências Sociais e Zootecnia (Icsez), localizado em Parintins, disponibilizou uma série de vídeos informativos sobre o coronavírus. A ideia é sensibilizar a comunidade acadêmica e a população da cidade sobre os cuidados para prevenção e controle da doença. A iniciativa faz parte das ações do Subcomitê de Enfrentamento à Covid-19 da unidade e conta com o apoio de docentes e técnicos do curso de Comunicação Social e Jornalismo do Icsez.

Nos vídeos os docentes, técnicos-administrativos e discentes passam mensagens de apoio e conscientização sobre a importância do isolamento social, cuidados de higiene, manutenção de hábitos de vida saudáveis e atendimento às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com uma das coordenadoras da ação, professora Sandra Helena da Silva, campanhas de saúde dessa natureza incentivam à mudanças de comportamento e fortalecimento da identidade e rede de apoio da Universidade.

“Os vídeos são disponibilizados nas redes sociais do Instituto (Instagram e Facebook e nos grupos de WhatsApp). Além disso, apresentamos boletins da situação da covid-19 no Baixo Amazonas, dicas de saúde, nutrição, atividades físicas, atividades online que podem contar como atividades complementares, entre outras”, explica a docente.

Um dos responsáveis pela seleção, produção e edição do material da campanha, docente do curso de Comunicação Social - Jornalismo, professor Carlos Monteiro, explica como o material é escolhido. “Recebemos os vídeos da comunidade acadêmica e selecionamos os que estão de acordo com os critérios estabelecidos pelo Subcomitê de Enfrentamento ao Covid-19 no Icsez que inclui adequação de conteúdo e qualidade dos vídeos. Esse é um trabalho conjunto com o professor Thiago Franco , também do curso de Comunicação Social-Jornalismo. Paralelo a isso, vamos disponibilizar spots (peças publicitárias de áudio) para serem veiculadas em rádios postes e rádios locais do baixo Amazonas”, esclarece.

Para o diretor da unidade, professor José Luiz Fonseca, a Universidade tem um papel significativo na cidade de Parintins. “Entendemos que a Ufam, por meio do Icsez, tem papel fundamental no enfrentamento a pandemia, atuando através de seu Subcomitê, criado para propor e dar suporte às ações desenvolvidas pelo Instituto. Há a proposta e execução de medidas e ações de proteção aos servidores, discentes e a comunidade parintinense, pois compreendemos que neste momento a melhor vacina é prevenir e evitar a exposição ao vírus, principalmente, informando a importância de  ficar em casa”, conclui.

O Subcomitê da unidade é formado pelos seguintes membros: Sueyla dos Santos (Ed. Física); Alice Ponce e Sandra Silva (Serviço Social); Carlos Monteiro e Thiago Franco (Comunicação Social-Jornalismo); Maria Eliane e Maria Audirene (Pedagogia); Raimundo Vitor (Administração); Sandréia Lobato (Artes Visuais); Soraya Farias e Wagner Ribeiro; (Zootecnia) e Glauciara Azevedo (Técnica em em Educação)