Página inicial > Notícias Coronavírus > Proeg regulamenta Atividades Extracurriculares Especiais durante a pandemia

Proeg regulamenta Atividades Extracurriculares Especiais durante a pandemia

Publicado: Quinta, 30 de Abril de 2020, 14h51 | Última atualização em Sexta, 22 de Maio de 2020, 15h42 | Acessos: 3651

Por Irina Coelho
Equipe Ascom Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) publicou, por meio da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (Proeg), na manhã desta quinta- feira, 30, a Portaria Nº 31, que trata da realização de Atividades Extracurriculares Especiais (AEE), em caráter excepcional. As atividades serão mediadas pelas ferramentas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e duram o período de combate à pandemia.

A medida considera Atividade Extracurricular Especial a participação em cursos, eventos, programas acadêmicos, projetos acadêmicos, atividades extensionistas e outras atividades de Ensino, Extensão e Pesquisa na Graduação, a critério da coordenação de curso. Podem ser planejadas atividades como: participações em teleaulas, fóruns, seminários virtuais, uso de bases e bancos de dados entre outras adotadas pelo docente responsável pela atividade.

O pró-reitor da de Ensino e Graduação, professor David Lopes Neto, explica que o pacote de ações realizadas nos 45 primeiros dias de suspensão do calendário acadêmico são orientadas pelo ‘Guia de Orientações da Proeg diante da pandemia covid-19’ e estão em execução pela comunidade acadêmica. “O calendário acadêmico permanece suspenso, todavia, com estudos sobre o panorama do ensino no país, com destaque para o uso de TIC, a análise do quadro epidemiológico da pandemia no estado do Amazonas e dos seus impactos sociais e na saúde física e mental da comunidade, tem-se observado a necessidade de prover docentes e discentes de estratégias para continuidade e ampliação das atividades acadêmicas, porém, com o devido aproveitamento para ambas as partes, e, de forma regulamentada e responsável. Para isso, buscou-se aliar o uso de TIC e a legalidade, por meio das Atividades Extracurriculares Especiais (AEE) ”, diz.

O pró-reitor esclarece que essa iniciativa servirá para mensurar a aceitação do uso de tecnologias de informação e comunicação na oferta de atividades acadêmicas a distância (EAD), além de levantar as dificuldades enfrentadas por docentes e discentes nesse contexto e subsidiar a gestão universitária na reconstrução da Política Institucional de Educação a Distância para prover a Universidade de infraestrutura, recursos humanos especializados e capacitados e organização didático-pedagógica, com previsão no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projeto Pedagógico Institucional (PPI), Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) e, consequentemente, regulamentação dessa atividade acadêmica.

“Somado a isso, estamos realizando o ‘Levantamento das dimensões de Infraestrutura, Recursos Humanos e Modelo Pedagógico do Curso relacionadas ao Ensino a Distância (EaD)’ junto aos diretores, coordenadores administrativos, coordenadores acadêmicos, coordenadores de cursos e Núcleos Docentes Estruturantes e solicitando orientações e recomendações para a reorganização do calendário acadêmico ao Comitê Interno de Enfrentamento à Covid-19 da Ufam. Com essas estratégias, a Proeg pode ter um diagnóstico situacional do impacto, potencialidades e fragilidades do uso de EAD no ensino de graduação. Ressaltamos que o Centro de Educação a Distância (CED) foi orientado a elaborar uma Política de Ensino a Distância, por meio de um projeto consubstancial, para prover o desenvolvimento da cultura de Educação a Distância na Universidade. Tal política deve incluir a participação de toda comunidade acadêmica – docentes, discentes e técnicos administrativos, envolvendo pró-reitorias, unidades acadêmicas e órgãos suplementares. Com isso, estamos praticando uma aprendizagem centrada no discente, mediada pelo docente, que atuará como mediador e facilitador do processo ensino-aprendizagem”, conclui o pró-reitor.