Página inicial > Notícias Coronavírus > Ufam divulga Plano de Contingência sobre enfrentamento à pandemia

Ufam divulga Plano de Contingência sobre enfrentamento à pandemia

Publicado: Segunda, 27 de Abril de 2020, 16h14 | Última atualização em Segunda, 11 de Maio de 2020, 09h35 | Acessos: 3836
Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

A Universidade Federal do Amazonas, por meio do Comitê Interno de Enfrentamento do Surto Epidemiológico de Coronavírus, publicou o documento que apresenta as ações realizadas para o combate à pandemia do coronavírus no Amazonas.

Elaborado pelo Comitê Interno da Ufam, o Plano de Contingência registra todas as decisões, estratégias, orientações e propostas feitas pela Universidade até o momento. Para o reitor, professor Sylvio Puga, o documento é necessário para informar não somente a comunidade acadêmica, mas também a sociedade em geral sobre a postura da Universidade. "Parabenizo a equipe envolvida na elaboração do Plano de Contingência da Ufam. Esse instrumento será de suma importância na orientação da nossa Comunidade Universitária sobre as ações a serem tomadas em relação ao enfrentamento do coronavírus", declarou.

Presidente do Comitê Interno da Ufam, o professor Bernardino Albuquerque ressalta o caráter testemunhal do Plano. Segundo ele, desde os primeiros sinais da chegada do vírus ao Brasil e posteriormente ao Amazonas, a Universidade já deu início a uma série de ações para o enfrentamento da situação, as quais se intensificaram com o passar do tempo, mostrando o quanto a Instituição tem trabalhado em prol da saúde da população do Estado.  "A Ufam tem dado uma importante contribuição na capital e interior, principalmente, nos municípios onde tem campi permanente. São ações em todas as áreas, desde a assistência, no treinamento de pessoal, no atendimento nas áreas de populações mais vulneráveis, na disponibilização de EPIs [equipamentos de proteção individual], na produção e distribuição de álcool 70%, através da telemedicina com o esclarecimento sobre a doença. Temos vários grupos de trabalho que estão envolvidos nessas iniciativas, inclusive no diagnóstico da doença com o posto de testagem rápida dos profissionais", listou ele. "O plano ficará nos anais da Universidade como o registro de tudo que estamos vivenciando e irá mostrar toda a contribuição da Ufam nesse momento", finalizou.

Responsável pela organização do Plano, professor José Eduardo Domingues, destaca que o documento disponibilizado agora é o primeiro volume do material que será continuado conforme o cenário for modificado e a Ufam desenvolva iniciativas para se adaptar ao novo contexto. "Em breve, o Comitê estará trabalhando em um segundo passo. O Plano é um conjunto de ordenações, mas também pode sofrer modificações, por isso que estamos lançando a versão 1.0. A partir do momento que tenhamos um cenário modificado, iremos lançar novas ações, novas estratégias para as mudanças no cenário epidemiológico que nós vivemos", disse o diretor da Faculdade de Odontologia.