Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Coronavírus > Grupo de mulheres artesãs apoiadas pela Ufam produzem máscaras de prevenção ao Coronavirus para comunidades vulneráveis em Parintins
Início do conteúdo da página

Grupo de mulheres artesãs apoiadas pela Ufam produzem máscaras de prevenção ao Coronavirus para comunidades vulneráveis em Parintins

Publicado: Segunda, 27 de Abril de 2020, 14h21 | Última atualização em Quarta, 29 de Abril de 2020, 15h48 | Acessos: 1888

 

O Coletivo de Mulheres de Fibra da Amazônia (Colima), com apoio de professores e alunos do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas em Parintins (Icsez/Ufam), está produzindo máscaras para comunidades vulneráveis da cidade no intuito de fortalecer o combate ao novo coronavírus (covid-19) no município.

Segundo uma das coordenadoras do projeto, Marinalva Brito, a iniciativa é uma ação voluntária que o grupo está fazendo para minimizar os efeitos da pandemia em uma das cidades mais importantes do Estado. “Já produzimos 600 máscaras para serem distribuídas à comunidade parintinense. Diante da situação que o Amazonas está passando, queremos ajudar de alguma forma, nossa intenção é entrega-las em alguns dos bairros com maior vulnerabilidade social da cidade”.

A coordenadora do projeto de extensão realizado em parceria com o Colima, professora Milena Barroso, destaca a importância da Universidade Federal do Amazonas incentivar e fortalecer ações de grupos e movimentos populares. “O Coletivo Mulheres de Fibra da Amazônia é resultado de um esforço coletivo entre Ufam e o movimento de mulheres visando uma transformação social e política em suas vidas, de seus familiares e da comunidade onde vivem. Mais uma vez a universidade pública, gratuita e socialmente referenciada mostra sua importância para a população”, explica. 

Histórico

O Colima surge a partir de um projeto de extensão realizado em 2012 por professores e alunos dos cursos de Serviço Social e Jornalismo do Icsez/Ufam com a participação de artesãs populares. Utilizando uma sala cedida pelo Icsez e com alguns equipamentos doados como máquinas de costura e outras ferramentas, o grupo é formado hoje por cerca de 20 mulheres, algumas delas indígenas e ribeirinhas. O objetivo do Coletivo é promover ações de formação e qualificação que visam a autonomia econômica das mulheres no município de Parintins através do fomento à geração de renda, formação política e valorização dos saberes e culturas locais.

Dentre as atividades realizadas pelo grupo, se destacam cursos como os de corte e costura, atividades educativas e a produção de artesanatos e bonecas de pano com a temática amazônica, no intuito de refletir sobre as desigualdades étnicos-raciais e de gênero no Brasil e na região a partir da arte.  

registrado em:
Fim do conteúdo da página