Página inicial > Notícias Coronavírus > Pesquisa-CED disponibiliza questionários para diagnosticar as formas de acesso e utilização das tecnologias pela comunidade acadêmica

Publicado: Quinta, 23 de Abril de 2020, 16h41 | Última atualização em Segunda, 11 de Maio de 2020, 09h33 | Acessos: 7369

Por Irina Coelho
Equipe Ascom Ufam

Docentes e discentes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) podem responder os questionários disponibilizados no ecampus referentes ao diagnóstico do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. A pesquisa é realizada pelo Centro de Educação a Distância (CED) e as informações servirão de subsídios para definição de uma política institucional sobre o tema.

Os questionários levam em torno de 15 minutos para serem preenchidos e a ideia é avaliar as condições efetivas de produção, manejo e acesso a conteúdos digitais. As perguntas dirigidas aos estudantes reúnem, além de dados do perfil social e econômicos, os indicadores de acessibilidade às tecnologias da informação e comunicação dentro e, especialmente, fora dos campi da Ufam. Já o questionário dirigido aos professores é em torno do envolvimento profissional, recursos digitais, ensino e aprendizagem, avaliação, capacitação e promoção da competência digital dos discentes.

De acordo um dos coordenadores da pesquisa, professor João Victor Figueiredo Cardoso Rodrigues, os dados permitirão entender qual a disponibilidade de internet e dos dispositivos que os alunos da Ufam têm acesso e também as habilidades e a competências dos professores no uso das tecnologias.“O CED poderá pensar na criação de cursos de capacitação para o uso de plataformas digitais de ensino para alunos e professores adequados aos perfis. A participação de todos é fundamental para que as necessidades da comunidade acadêmica sejam respeitadas e contempladas”, enfatiza.

O professor lembra ainda do caráter inovador da iniciativa, já que a mediação tecnológica traz desafios para alunos, professores e Instituição. "Ações acadêmicas online abrangem estratégias de ensino, regras de comunicação, dispositivos, soluções e políticas de apoio à aprendizagem online ou híbrida na comunidade acadêmica. A pesquisa busca ouvir os discentes para entender a realidade e as principais dificuldades que eles teriam com o uso das tecnologias para o ensino. No que se refere aos professores, é necessário pensar estratégias metodológicas diferentes daquelas que acontecem no ensino presencial”, finaliza.