Página inicial > Notícias Coronavírus > Estudantes desenvolvem aplicativo para evitar aglomerações em locais públicos

Estudantes desenvolvem aplicativo para evitar aglomerações em locais públicos

Publicado: Quinta, 23 de Abril de 2020, 14h47 | Última atualização em Terça, 28 de Abril de 2020, 10h17 | Acessos: 2635
Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

A ferramenta permite a usuários verificar melhores locais e horários para realizar atividades essenciais presencialmente sem provocar aglomerações e evitar a transmissão do coronavírus. Iniciativa concorre a prêmio de inovação em saúde pública.

O Agende.me concorre na categoria "Soluções de Garantia e promoção de Saúde Pública" no Pandemic Hackfest Saúde, evento promovido pelo Ministério Público do Estado do Amazonas e instituições parceiras nos dias 11 e 12 de abril, com o objetivo de encontrar soluções rápidas e inovadoras para os problemas críticos que a saúde pública enfrenta.

A competição online é uma maratona de 48 horas na qual as equipes devem apresentar projetos com ideias inovadoras dentro de uma das seis temáticas na área da saúde. Posteriormente, os competidores têm uma semana para desenvolver os projetos e submetê-los à avaliação pública e do júri organizador. "As aglomerações têm sido um problema visto diariamente nas reportagens. O nosso projeto tem o intuito de evitar aglomerações e, assim, a proliferação do vírus, em estabelecimentos de serviços essenciais, como supermercados, bancas e lotéricas; mantendo a população mais segura", explica Rebeca Mendes, estudante de Enfermagem.

O aplicativo foi desenvolvido para permitir que tanto o público quanto os prestadores de serviço registrem suas atividades sem por a saúde em risco. "As empresas podem cadastrar a quantidade de pessoas que elas querem simultaneamente no estabelecimento e os usuários podem consultar quais empresas estão disponíveis em determinado horário e agendar a sua ida ao local, mantendo o fluxo organizado de pessoas e evitando as filas, que são um vetor para a proliferação do vírus", detalha a estudante.

O projeto está em fase final de criação e obteve a segunda colocação na avaliação do público . "A versão Beta foi lançada no Github e já está disponível para quem quiser conhecê-la", conta Rebeca. "Estamos aguardando o resultado da maratona para ganhar a licença na Playstore, só assim poderemos deixar o aplicativo disponível para as pessoas baixarem", completa.

Além de Rebeca Mendes, José Ricardo Sampaio (Ciências da Computação) e Gabriel Maciel (Ciências da Computação), Maria Giovana Nascimento (Biotecnologia), Charlene Gualberto (mestrado em Biotecnologia), Orlando Vandres (Biotecnologia) e Ryan Albuquerque (Engenharia Elétrica) também integram a equipe do Agende.me.

A competição oferece premiação em dinheiro para os três melhores projetos avaliados pelo júri. O resultado será divulgado no dia 25 de abril, às 19h, no canal oficial do evento no Youtube: Amazon Hackfest.