Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Coronavírus > Subcomitê de ações contra coronavírus do Icet elabora cartilhas para informar sobre pandemia
Início do conteúdo da página

Subcomitê de ações contra coronavírus do Icet elabora cartilhas para informar sobre pandemia

Publicado: Sexta, 17 de Abril de 2020, 09h28 | Última atualização em Quinta, 23 de Abril de 2020, 09h38 | Acessos: 7184

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

 
O Subcomitê de Enfrentamento ao Coronavírus do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Icet), situado em Itacoatiara, produziu as cartilhas "Vamos derrotar o Coronavírus?" e "Itacoatiara e você: juntos contra o Coronavírus" para informar crianças, jovens e adultos sobre o perigo que a doença representa e quais as formas de combatê-la. 
 
O primeiro material, "Vamos derrotar o Coronavírus?", tem o objetivo de ensinar sobre a pandemia do novo coronavírus para crianças de até cinco anos, informando os pequenos sobre o fato, além de orientá-los sobre algumas práticas de higiene importantes para este momento.
 
Como autora da cartilha, a professora Eliane Batista destaca o caráter lúdico do material. Segundo ela, a iniciativa surgiu da necessidade de orientar as crianças pequenas sobre o assunto, respeitando os limites delas. "O livreto em formato de cartilha infantil é inicialmente um material didático que ensina as crianças a lavarem as mãos, a manterem esse asseio principal. No futuro, iremos preparar algo mais paradidático para aprofundar essas informações para o público infantil", expôs a professora. "Foram levadas em consideração na elaboração do material as múltiplas linguagens da criança, no caso, ele tem uma ilustração bem agradável, as atividades de colagem e pintura, para que a criança possa compreender e se comunicar através da arte", conta Eliane.
 
Já o segundo título "Itacoatiara e você: juntos contra o Coronavírus" é voltado para o público em geral. Desenvolvida pelos professores Odette Passos e Rainer Amorim, com apoio do professor Maxwel Abegg, a cartilha contém informações sobre o vírus, perguntas e respostas do site da Fiocruz, dicas e medidas de prevenção. "Nós quisemos desenvolver [o material] para prestar informações para a população de Itacoatiara. Nem todos têm acesso a essas informações, devido as dificuldades de acesso a internet no município e também por falta de conhecimento em acessar os meios digitais", comenta a professora Odette Passos. 
 
O trio também produziu um cartaz e um panfleto para ser distribuídos pelo município informando corretamente a população sobre a covid-19. "Alguns professores do Icet/Ufam colaboraram com uma certa quantia de dinheiro para tirarmos cópia do cartaz e do panfleto. Dessa forma, eles foram distribuídos e também afixados em supermercados, padarias, bancos, postos de gasolina, etc", conta a professora.
 
Além desses informativos, o Subcomitê do Icet compilou para os pais alguns materiais disponíveis online para uso das crianças durante o período de isolamento social. Confira os materiais:
 
 
 
 

Mãos aventureiras
Este blog junta duas coisas importantes para surdos/as e para todos/as que se interessam pela comunidade surda: Libras – Língua Brasileira de Sinais – e literatura infantil de qualidade.
Disponível no link

Coronavírus: Guia acessível em Libras e áudio com 18 informações fundamentais
Para ampliar o acesso às informações sobre o Coronavírus para as pessoas com deficiência, o blog #VencerLimites publicou, em texto, o conteúdo desenvolvido originalmente pela redação do Estadão em arquivo PDF, com 18 dicas básicas sobre o vírus, prevenção, contaminação, remédios e tratamentos.
Disponível no link

CoronaLIBRAS – Ensino Digital
Esta página foi criada com o intuito de informá-lo acerca do Coronavírus em LIBRAS!
Disponível no link

Guia infantil do Coronavírus: como orientar as crianças
O GLOBO ouviu três especialistas para criar um guia para pais e educadores tratarem do tema com as crianças. Eles recomendam evitar alardes desnecessários e reforçar os ensinamentos de prevenção às doenças respiratórias, com dicas lúdicas sobre hábitos de higiene. Disponível no link

Jogo de tabuleiro para entreter e ensinar crianças sobre o Coronavírus
Uma designer de Marília (SP) idealizou e criou um jogo com um tabuleiro especial sobre o Coronavírus para entreter as crianças durante o período de isolamento social e ensinar sobre os riscos da doença. Disponível no link

Jogo Stop Contágio

Jogo de perguntas e respostas criado em Portugal para testar os conhecimentos sobre a COVID-19. Disponível no link

Atenção à saúde mental das crianças durante o isolamento
Sociedade Brasileira de Pediatria ensina a perceber se o tédio está além do normal na quarentena. Disponível no link

Materiais de apoio às crianças, disponíveis para DOWNLOAD

– Todos contra o Coronavírus, baixe AQUI
– Meu nome é Coronavírus, baixe AQUI
– Férias em casa, baixe AQUI
– BRITO: Colorindo livro, baixe AQUI

registrado em:
Fim do conteúdo da página