Página inicial > Notícias Coronavírus > ISB disponibiliza ‘Guia Prático de Exercícios Físicos’ durante o isolamento social

Publicado: Quarta, 15 de Abril de 2020, 17h10 | Última atualização em Segunda, 20 de Abril de 2020, 16h08 | Acessos: 3181

Por Irina Coelho
Equipe Ascom Ufam

Um dos desafios do isolamento social é manter-se fisicamente ativo. Pensando nisso, o curso de Fisioterapia do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/Ufam), localizado em Coari, disponibiliza o ‘Guia Prático de Exercícios Físicos’ .

A iniciativa traz apontamentos importantes sobre o home office, adaptações de materiais disponíveis em casa para exercícios, além de recomendações ilustradas sobre a forma correta de se exercitar, respeitando diferentes níveis de cada pessoa. De acordo com um dos coordenadores do Guia, professor Hildemberg Agostinho Rocha de Santiago, longos períodos de baixa atividade física podem acarretar em desconforto muscular, inchaço nas articulações, dor, irritabilidade, stress, ansiedade, perda de massa muscular, entre outros.

“A ideia de elaborar o Guia surgiu em virtude das dificuldades de nos mantermos fisicamente ativos em meio ao isolamento social. As sugestões de treinos levam em consideração o nível de cada pessoa e são acompanhadas de ilustrações para evitar qualquer lesão”, explica o professor.

Para a diretora do ISB, professora Vera Lúcia Imbiriba Bentes, o Instituto trabalha em diferentes frentes no combate à pandemia. “Estamos fazendo algumas ações promovidas por servidores, como a elaboração de materiais de orientação de higienização, nutricional, da importância do distanciamento social, exercícios para realizar em domicílio, demonstrados em cartilhas, folders, informativos e também com orientações na rádio local.  Além da distribuição de material de higiene pessoal para as famílias mais carentes, diluição de álcool 70% para servidores e outras Instituições, doação de Equipamentos de Proteção Pessoal (EPI’s) para o Hospital Regional e outras. As ações são direcionadas à comunidade em geral com um olhar especial para os grupos mais vulneráveis de baixa renda e idosos. Tudo isso, coordenado pelo subcomitê de enfrentamento ao covid-19 do ISB, demonstrando, assim, o papel social da Universidade no município de Coari nesse momento atípico que estamos passando”, finaliza a diretora.