Página inicial > Notícias Coronavírus > Proext implanta Subcomitê de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus em povos e territórios indígenas

Publicado: Segunda, 13 de Abril de 2020, 08h49 | Última atualização em Segunda, 20 de Abril de 2020, 16h08 | Acessos: 1270

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom Ufam

A Universidade Federal do Amazonas, por meio do Departamento de Políticas Afirmativas vinculado a Pró-Reitoria de Extensão (Proext), considerando a declaração de Pandemia da Covid-19 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo reconhecimento do governo do Brasil do Estágio de Disseminação Comunitária conforme a Portaria 454, de 20 de março de 2020, implantou o Subcomitê de Apoio Técnico ao Enfrentamento da Pandemia do Coronavírus em Povos e Territórios Indígenas na Amazônia Brasileira.
O subcomitê está vinculado ao Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da Ufam e conta com representantes da Faculdade de Educação (Faced/Ufam), Escola de Enfermagem de Manaus, Faculdade de Medicina, Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), Faculdade de Educação Física e Fisoterapia (FEFF), entre outros.
O objetivo do Subcomitê é subsidiar ações e atividades para o enfrentamento do covid-19 no contexto das populações indígenas, em parcerias com a Secretaria Especial de Saúde Indígena, Distritos Sanitários Especiais Indígenas, Organizações Indígenas, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.
A diretora do Departamento de Políticas Afirmativas da Proext, professora Cláudia Guerra, afirmou que a Universidade cumpre o papel de promover ações junto às várias etnias da região, como a criação do subcomitê para o enfrentamento do coronavírus nas comunidades nativas.
As ações estão sendo desenvolvidas por meio de videoconferências, redes sociais e demais ferramentas disponibilizadas para evitar aglomeração de pessoas. As atividades compreendem assessoria na elaboração de normas e diretrizes para o enfrentamento da pandemia; participação dos professores nos comitês técnicos dos DSEI's; elaboração de materiais educativos (vídeo); articulações institucionais para aquisição de equipamentos e consumo para o manejo dos pacientes; capacitação de lideranças indígenas; articulação com a Susam, Semsa e demais parceiros; trabalho integrado com a Telessaúde.
Na última terça-feira, dia 7, o comitê realizou uma web conferência, proferida pelo infectologista da Faculdade de Medicina da Ufam e presidente do Comitê Central da Ufam, Bernardino Albuquerque, com profissionais da saúde que atuam no Distrito Sanitário Especial Indígena de Manaus (DSEI/MAO), como também para a comunidade acadêmica e a população em geral, orientações sobre o enfrentamento da covid-19. “Essa foi uma das atividades que a Universidade realizou, dentre outras, voltadas para resguardar a saúde dos povos indígenas da Amazônia brasileira. Entendemos que preservar os aspectos culturais, sociais e, principalmente, promover a saúde dos povos nativos da região é assegurar direitos”, disse a diretora do Departamento de Ações Afirmativas da Proext, Cláudia Guerra.
No sábado, 11, na Escola de Enfermagem, às 8h, o subcomitê promoveu uma ação de capacitação de profissionais da área da saúde sobre manejo clínico de pacientes com covid-19.