Página inicial > Notícias Coronavírus > Grupo de Pesquisa em Saúde do ISB elabora 'Cartilha Funcional para Idosos' para proteção contra covid-19

Publicado: Quinta, 09 de Abril de 2020, 16h38 | Última atualização em Segunda, 20 de Abril de 2020, 16h08 | Acessos: 3851

Por Sebastião Oliveira
Equipe Ascom/Ufam

Informar quanto a exercícios domiciliares e de higiene para a terceira idade no município de Coari é o principal objetivo da 'Cartilha Funcional para Idosos', elaborada pelo Grupo de Pesquisa em Saúde do Idoso, vinculado à Liga de Estudos e Intervenção em Fisioterapia Geriátrica e Gerontológica (LEIFIGG) do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/Ufam)

De acordo com o coordenador, professor Hércules Campos, a cartilha contém cuidados básicos de higiene adequados à realidade dos idosos do município de Coari. Dentre os itens apresentados, fala sobre o idoso ter que usar e armazenar o sabão em barra em época de epidemia do novo coronavírus. O professor disse também que a cartilha chama atenção para o isolamento social que pode levar à depressão do idoso; na qual ressalta quanto à importância da rede de apoio e vínculos do idoso. A cartilha alerta ainda quanto à atividade física em casa, pois a pessoa idosa deve tomar cuidado com acidentes domésticos. Ele acredita que o idoso isolado em casa pode piorar a sua funcionalidade e acentuar o processo de sarcopenia, processo pelo qual há uma diminuição de massa muscular esquelética com enfraquecimento concomitante.

Ele conta que a cartilha surgiu a partir de um pedido da diretora do ISB, professora Vera Lúcia Imbiriba Bentes, que, incomodada com ausência de sabão líquido na casa dos idosos, sentiu a necessidade de elaborar um informativo que repassasse informações de higiene. A partir daí, Hercules Campos comentou que foi acionado o Grupo de Pesquisa em Saúde do idoso para a elaboração da cartilha funcional voltada para os idosos da comunidade. “A cartilha foi produzida pensando na realidade dos idosos do interior do Amazonas (grau de escolaridade baixíssimo, renda muitas vezes inexistente e falta de acesso à saúde básica). O material, além de ser divulgado pelas redes, foi reproduzido e entregue para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) junto com uma cesta de produtos produzida pelo ISB e oferecida para a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa)”, disse o coordenador.

No Brasil, programas voltados para a saúde da terceira idade crescem a passos lentos, enquanto que essa mesma população vem aumentando gradativamente. “O envelhecimento no Brasil já aconteceu e está acontecendo, por mais que os órgãos tenham sido alertados para isso, as políticas para esse grupo social emergente acontecem de maneira bastante escassa e incipiente. Nossos idosos fazem parte do grupo de risco para covid-19, mas, infelizmente, informações distorcidas começaram a surgir e, a partir daí, houve a necessidade enquanto universidade pública levar informações corretas aos idosos e suas famílias”, completou o docente.

A presença da Ufam no interior do estado tem marcado a diferença. O professor Hercules considera que a presença da Universidade no interior é comparável a um porto seguro para a sociedade carente e necessitada de recursos. “Graças ao curso de Fisioterapia, idosos, idosas e outros públicos recebem, de maneira gratuita e de qualidade, atendimento fisioterapêutico que não encontrariam na região. Fazemos um enorme diferença na vida dessas pessoas”, concluiu o coordenador.