Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Coronavírus > Ufam produz álcool líquido 70% e em gel em parceria com empresas e indústrias
Início do conteúdo da página

Ufam produz álcool líquido 70% e em gel em parceria com empresas e indústrias

Publicado: Terça, 07 de Abril de 2020, 15h21 | Última atualização em Segunda, 20 de Abril de 2020, 16h08 | Acessos: 3383

Por Irina Coelho
Equipe Ascom/Ufam

 

O Departamento de Química da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e as empresas Virrosas, Grupo Simões, Via Certa, Rede Atem, além do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Manaus, Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado do Amazonas e Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) estão unidos no enfrentamento ao covid-19. Serão produzidos, inicialmente, 3.600 litros de álcool em gel e líquido 70% para serem distribuídos na Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), Secretaria de Segurança Pública (Polícia Militar e Bombeiros), Associações de Catadores, Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon) e nas prefeituras de Lábrea, Carauari e Presidente Figueiredo. 

A produção começou na última quinta-feira, 2 de março, e é possível graças ao trabalho conjunto dos docentes da Ufam e das doações feitas pelas empresas e sindicatos das indústrias parceiros. A Fieam intermediou as parcerias que resultaram na doação de hipoclorito, glicerina, bombonas e frascos pela empresa Virrosas e nas doações de bombonas e frascos pelo grupo Simões, Via Certa, Sindicato das Indústrias de Alimentação de Manaus, Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado do Amazonas. A Rede Atem doou etanol.  

De acordo com a chefe do Departamento de Química, professora Karime Rita de Souza Bentes, a ação faz parte das iniciativas do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da Ufam e é realizada por cerca de 25 professores e técnicos do Departamento de Química, Central Analítica e Faculdade de Farmácia. “A Universidade é formada por pessoas que fazem parte da sociedade e é para essa mesma sociedade que ela existe. Estamos todos nos mobilizando, sendo além de servidores públicos, pais, mães, filhos e filhas, maridos e esposas, amigos e é por todos eles que trabalhamos nesse momento delicado. A sociedade precisa de nós para angariar fundos e insumos, produzir material para combate ao vírus e, principalmente, produzir conhecimento que nos faça vencê-lo”, destaca. 

Parcerias

O grupo Simões, um dos parceiros, entende que este momento pelo qual o mundo passa é de união e de pensar e agir pelo coletivo. De acordo com o presidente executivo, Aristarco Neto, o Grupo está comprometido em fazer o que estiver ao seu alcance para contribuir com a comunidade. “Nós compreendemos o impacto da covid 19 nas áreas mais vulneráveis de nossa sociedade. A parceria empresa-Universidade é extremamente valorosa, uma vez que a academia possui, entre outros, o papel de fomentadora do conhecimento científico. Acredito que esse movimento de cooperação seja essencial para que que as soluções desenvolvidas ganhem forma e estejam disponíveis para o enfrentamento da covid-19”, enfatiza o gestor. 

Para o sócio-diretor da Virrosas, Pedro Monteiro, a empresa recebeu a demanda da Ufam, por meio da Federação das Indústrias do  Estado dos Amazonas (Fieam) e decidiu ajudar. ”Nós decidimos participar deste importante projeto para que a Ufam produza em seus laboratórios o álcool líquido 70% e em gel. A Virrosas é uma empresa amazonense fabricante de vinagre e molhos que também distribui álcool, atuando no mercado há 107 anos. Nós enxergamos nessa ação a possibilidade ajudar a sociedade amazonense a minimizar os impactos do covid-19”, explica o empresário. 

A superintendente de operações da Atem, Eline Silva, ressalta a responsabilidade técnica do produto final que será doado, garantindo a segurança para quem vai fazer uso. “Quando a Ufam nos procurou, ficamos agradecidos pela disposição de seu laboratório e do seu time de profissionais e professores que irão nos apoiar nesse projeto, acelerando ainda mais a produção do que será doado. Temos certeza que essa união ajudará a salvar vidas”, finaliza. 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página