Página inicial > Notícias Coronavírus > Webconferência com o professor Bernardino Albuquerque orienta profissionais da saúde indígena sobre covid-19

Publicado: Terça, 07 de Abril de 2020, 12h06 | Última atualização em Segunda, 20 de Abril de 2020, 16h08 | Acessos: 1581

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom/Ufam

A Universidade Federal do Amazonas, o Distrito Sanitário Especial Indígena de Manaus e a Fundação de Vigilância em Saúde realizaram, na manhã desta terça-feira, 7, uma webconferência com o professor da Faculdade de Medicina da Ufam, o infectologista Bernardino Albuquerque, que versou sobre vários aspectos da saúde dos indígenas da região nesse momento de pandemia da covid-19.
Com mais de uma hora de duração, o infectologista orientou profissionais da saúde sobre os diversos aspectos de enfrentamento ao vírus nas comunidades indígenas. Destacou que a Universidade está preocupada com essa população em função de suas características culturais que podem facilitar a contaminação. “A população indígena nos preocupa por causa de sua característica cultural. Vivem em grupos e seus hábitos diários são de proximidade. Por enquanto a situação em áreas indígenas está contida, mas essas ações que estamos promovendo hoje são importantes para preservá-los”, destacou Bernardino Albuquerque.
A webconferência é uma das ações que o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da Ufam vem promovendo com profissionais renomados. Outras atividades de formação também são promovidas com o objetivo de orientar profissionais e o público geral na promoção da saúde.
“A palestra foi à luz do conhecimento científico, com a explanação de inúmeras situações que podem vir a correr nessas comunidades. A população indígena é de alta complexidade e por isso estamos preocupados. Outra preocupação é com os profissionais que adentram estas áreas, tivemos o caso do médico em Santo Antônio do Içá, que foi infectado pelo vírus. A atividade teve a sessão de perguntas e resposta que é importante porque dissemina informações”, concluiu Bernardino Albuquerque.