Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Ufam realiza ação de distribuição de álcool gel em diversas instituições
Servidores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Amazonas (FCF) produziram mais de 200 kg de álcool gel para ser distribuído aos servidores da Ufam, como também a instituições externas. Nesta quinta-feira, 2, a equipe responsável pela distribuição promoveu várias ações de entrega em inúmeras instituições.
Em continuidade às ações para o enfrentamento ao Covid-19 no estado do Amazonas, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), por meio de uma força tarefa formada por professores e técnicos administrativos em educação voluntários, coordenados pelo professor Antônio Batista e contando com o apoio da direção e do Subcomitê da FCF, especialmente criado para esse enfrentamento, tem envidado esforços para produzir álcool gel 70, no intuito de tentar atender as mais diversas demandas de instituições e hospitais na cidade de Manaus.
A produção está sendo realizada no Laboratório de Farmacotécnica da FCF desde o dia 23 de março, conforme matéria publicada neste Portal no dia 27 de março de 2020, e já desenvolveu quatro lotes do produto totalizando mais de 200 kg (lote1 = 48Kg; lote 2 = 60Kg; lote 3 = 40Kg e lote 4 = 55Kg), beneficiando tanto a comunidade interna como a comunidade externa (servidores ativos e aposentados da FCF; FCA; ICB; HUGV; setores administrativos; funcionários dos serviços de limpeza, seguranças e transporte da Ufam e instituições externas como o Seminário São José; Casa de Acolhimento aos Migrantes; equipe do SAMU; UBS Leonor de Freitas; Policlínica Conte Telles; hospital Delphina Aziz; hospital Dr, Fajardo; Balbina Mestrinho; SPA do Coroado; Conselho Regional de Farmácia-CRF/AM; Arcebispado; Pastoral do Povo de Rua; unidades UBS do distrito Norte da Semsa).
De acordo com a equipe envolvida nessa missão, as dificuldades são enormes por falta da matéria-prima para a produção, principalmente relacionada à aquisição do carbopol 940, glicerina e o próprio álcool. Isso tem sido superado diariamente com algumas doações feitas por outras unidades da Ufam, como o ICB, FCA e o ICE (Química), além da colaboração pessoal de alguns professores ativos e aposentados da própria FCF. No entanto, mais doações serão necessárias para a continuidade da produção de álcool gel e também para a produção de álcool 70% líquido.
Isto demonstra e reforça a importância do envolvimento de toda a comunidade acadêmica, com ações de solidariedade, que embora inicialmente pequena, diante da grande demanda atualmente existente, são fundamentais para a promoção de uma cultura de solidariedade e para a construção de alianças entre as instituições de ensino, instituições públicas de saúde, iniciativa privada, e dos próprios indivíduos, nesse momento tão necessário e indispensável para minimizar ao máximo os efeitos dessa pandemia.
Redes Sociais