Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Coronavírus > Profissionais da saúde do interior participaram de videoconferência sobre Covid-19
Início do conteúdo da página

Profissionais da saúde do interior participaram de videoconferência sobre Covid-19

Publicado: Terça, 17 de Março de 2020, 15h12 | Última atualização em Terça, 31 de Março de 2020, 14h52 | Acessos: 2313

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom

 Em razão da pandemia do Corona Vírus (Covid-19) que assola o mundo, declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), por meio da Telessaúde da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), capacitou por videoconferência, nesta segunda-feira, 16, profissionais de saúde dos municípios de Coari, Itacoatiara, Humaitá, Parintins e Benjamin Constant. A Ufam viabilizou a capacitação com o apoio das unidades acadêmicas do interior, exceto Parintins, que usou o auditório do município.

Os temas abordados foram: ‘O cenário epidemiológico e manejo clínico das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) e Corona vírus', proferido pelo profissional da saúde da FVS, Alexsandro Melo; ‘Medidas de precaução e isolamento nos casos suspeitos de SRAG e Covid 19, com a profissional da saúde da FVS, Tatyana Amorim; e ‘Vigilância laboratorial: Fluxo Laboratorial para diagnóstico do SRAG e Covid-19’, proferido pela profissional da saúde da FVS, Auxiliadora Novaes.

“Trabalhamos com o objetivo de trazer as informações mais atualizadas em relação ao cenário, ao perfil epidemiológico dos casos que estão sendo observados e que foram confirmados no Brasil e no mundo. A ideia foi esclarecer a comunidade acadêmica para as medidas que devem ser desencadeadas e colaborar na disseminação das orientações do Ministério da Saúde para a população”, esclareceu Alexsandro Melo.

A profissional da saúde da FVS, Auxiliadora Novaes, afirmou que a finalidade da palestra foi esclarecer como está sendo feito o fluxo de diagnóstico laboratorial. “Quando surge um agravo novo como o Covid-19, precisamos de 100% de confirmação do diagnóstico laboratorial. A finalidade da palestra foi para esclarecer como é feito o fluxo no Estado e dar orientações das características da análise”, disse Auxiliadora Novaes.

“Essa atividade se refere à educação em saúde e o tema abordado foram as medidas de precaução a serem adotadas no serviço de saúde em caso de suspeita ou confirmação de contaminação pelo Covid19. Abordamos uma série de protocolos que devem ser adotados no transporte de um paciente diagnosticado com o vírus”, explicou a Tatyana Amorim. 

 

  

registrado em:
Fim do conteúdo da página