Ufam toma posse no conselho Estadual Conselho Estadual das Cidades do Amazonas
O docente Rodrigo Capelato representa a universidade em mandato de dois anos. A solenidade de posse marcou a reativação do órgão criado para orientar a política urbana com base na gestão democrática

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) tomou posse no Conselho Estadual das Cidades do Amazonas (ConCidades-AM) em solenidade realizada na tarde do dia 6 de fevereiro no Salão Solimões, Centro de Manaus. O professor Rodrigo Capelato, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Ufam, vai representar a universidade na cadeira durante mandato de dois anos, por indicação da reitora Tanara Lauschner.
A Ufam está inserida no ConCidades-AM pelo segmento “Profissional, Acadêmico e da Pesquisa”. Ao todo, são 76 conselheiros, com participação de representantes do poder público e da sociedade civil. A posse dos conselheiros marca a reativação do retoma a atividade do ConCidades-AM após 12 anos inativo.
Rodrigo Capelato explica que a titularidade da Ufam no Conselho foi conquistada a partir da participação na organização das etapas municipais e estadual da Conferência das Cidades. O docente disse que a participação da universidade no conselho fortalece a contribuição da ciência nos espaços destinados a pensar a cidade e o planejamento urbano.

“É mais uma oportunidade da Ufam desmistificar a universidade pública como um lugar que produz ciência, mas que não compartilha da sua ciência. Ao mesmo tempo que a universidade tem a oportunidade, através dessa cadeira, com voz e voto, contribuir junto ao pensamento urbano, para as cidades do Amazonas, ela tem também a oportunidade de trazer suas pesquisas para dentro de uma série de novas realidades. Levar essas realidades para grupos de pesquisa ou até mesmo temáticas de trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses, usando o corpo técnico da universidade, ou seja, professores, mestres, doutores, pós-doutores, que possam contribuir nessa relação”, avaliou o docente.
Participação social
O ConCidades é um espaço de diálogo entre poder público e sociedade civil, criado em 2004 pelo Ministério das Cidades para formular, acompanhar e avaliar políticas de desenvolvimento urbano no Brasil. O ConCidades-AM é um órgão consultivo e deliberativo vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). “O pilar do conselho é a democracia, a participação de todos os segmentos, com voz, com voto, para a gente poder fazer todos os encaminhamentos”, destacou o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Marcellus Campêlo, durante a cerimônia de posse.
A reativação do conselho estadual foi precedida pela realização, em 2025, de conferências municipais em 19 municípios no Amazonas e da 6ª Conferência Estadual das Cidades do Amazonas, em agosto. Os eventos integram o processo nacional de conferências para a construção coletiva de propostas para a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), alinhada às diretrizes do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU). A 6ª Conferência Nacional das Cidades (6ª CNC) será realizada nos dias 24 a 27 de fevereiro, em Brasília.
Para Rodrigo Capelato, o Concidades é fundamental para garantir a participação social, possibilitando pensar as cidades e o planejamento urbano a partir de suas especificidades e pela diversidade. “O conselho ativa uma participação popular. Ativa uma voz que não acessa ou tem uma dificuldade muito grande de acessar decisões de gestores para o planejamento urbano. É importante para pensar a cidade, não só do ponto de vista de infraestrutura, não só de questões que envolvem situações emergenciais ou situações atuais, mas, inclusive, o planejamento da cidade, como questões orçamentárias para projetos de pequeno, médio e longo prazo, dando a oportunidade de uma aproximação tanto da população junto ao gestor como do gestor junto à realidade de fato e de direito da cidade”, afirmou Capelato.
Confira a composição do ConCidades-AM:
Poder Público Estadual
- Defesa Civil do Estado do Amazonas
- Secretaria de Estado de Mineração, Gás e Energia (Semig)
- Secretaria de Estado de Administração (Sead)
- Superintendência Estadual de Habitação do Amazonas (SUHAB)
- Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra)
- Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM)
- Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
- Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (SECT)
Poder Legislativo
- Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam)
- Câmara Municipal de Manaus (CMM)
Poder Público Federal
- Controladoria-Geral da União (CGU)
- Secretaria do Patrimônio da União (SPU)
Poder Público Municipal (Manaus)
- Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb)
Movimentos Sociais e Populares
- Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD)
- Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM)
- União Nacional por Moradia Popular (UNMP)
- União Nacional por Moradia e Luta (UNML)
- Central de Movimentos Populares (CMP)
- Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL)
- Amidos da Amazônia
Entidades da Área de Trabalhadores
- Entidades da Área de Trabalhadores
- Central Única dos Trabalhadores (CUT)
- Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB)
- Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (SITEAM)
Entidades da Área Profissional, Acadêmica e de Pesquisa
- Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Amazonas (Abes-AM)
- Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA-AM)
- Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU-AM)
- Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Organizações Não Governamentais
- Conselho dos Professores Indígenas da Amazônia (COPIM)
- Instituto Filhos e Amigos das Amazônia Sem Fronteiras (IFAAMSF)
- Cáritas Arquidiocesana de Manaus
- Instituto Vida e Cidadania
Redes Sociais