Ufam outorga grau da primeira turma do curso de Pedagogia do Icet em Itacoatiara
Cinco pedagogas colaram grau em cerimônia realizada no dia 29 de janeiro de 2026. A criação do curso foi uma demanda da sociedade dos municípios da calha do médio amazonas

O Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Icet) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) formou a sua primeira turma do curso de Pedagogia na noite do dia 29 de janeiro. A colação de grau das estudantes Geovanna Dias Mota, Luana Almeida Cavalcante da Costa, Marilena Amorim Cunha, Mirian Monteiro Torres e Silvania Victória Leal Batista ocorreu na sede do Instituto, em Itacoatiara, e foi acompanhada, com muita emoção, por familiares e amigos.
A cerimônia foi presidida pelo vice-reitor da Ufam, professor Geone Maia Corrêa, e teve a presença da diretora do Icet, Nayana Cristina Gomes Teles. Tiago Pereira Gomes, professor e atual coordenador do curso de Pedagogia do instituto, foi o paraninfo da turma. Fabrício Valentim da Silva, docente e coordenador da graduação no período de 2021 a 2023 e de 2023 a 2025, foi o patrono. A homenageada com o nome da turma foi a professora Eliane Batista de Lima Freitas.
O vice-reitor da Ufam afirmou que estar presente na colação da primeira turma de Pedagogia do Icet tem um significado especial para ele: “Eu fui diretor do Icet e fiz todo o acompanhamento da criação e início das atividades do curso. Estou muito feliz de estar aqui hoje e formar essa primeira turma, pois o curso era uma demanda antiga da sociedade. É um curso importantíssimo para uma unidade como o Icet. A formação de pedagogos para o interior do Amazonas é necessária e urgente. Essa graduação é o resultado de uma conquista, pois é fruto de muita luta que a gente realizou”, celebrou Geone Maia Corrêa.
Em seu pronunciamento na cerimônia, a diretora do Icet dedicou o dia à professora Heloísa Chaves Pinto, falecida em 2018, que foi um dos principais nomes na mobilização para a criação do curso. Nayana Cristina Gomes Teles destacou o contentamento de ver a consolidação do curso com a formatura da primeira turma: “Assumimos esse compromisso e hoje é extremamente gratificante ver essas cinco formandas de uma turma que foi desbravadora. A gente enfrentou muitos desafios com questões relacionadas aos diplomas, por exemplo, mas tivemos ao nosso lado pessoas como a professora e atual reitora Tanara Lauschner e o professor David Lopes Neto, que foi pró-reitor de Graduação na gestão anterior. Então, é motivo de muito orgulho vermos que todo esse esforço que a gente empreendeu está resultando na entrega de cinco pedagogas muito bem formadas”, afirmou a diretora do Icet.
Para o coordenador do curso, Tiago Pereira Gomes, a colação de grau é o resultado do trabalho coletivo: “Enquanto coordenador, e reiterando de forma especial o trabalho do Prof. Dr. Fabrício Valentim, que se estende a todos os demais docentes e colaboradores do curso, o sentimento ao acompanhar o encerramento do ciclo da primeira turma do curso de Pedagogia é, sobretudo, coletivo e profundamente significativo. Trata-se de um trabalho construído a muitas mãos, envolvendo docentes, discentes e a própria universidade. É um momento marcado por um conjunto de emoções que reúne alegria, orgulho e a concretização de sonhos, ao mesmo tempo em que reafirma a universidade pública como um espaço privilegiado de produção de saberes, formação humana e desenvolvimento profissional ", afirmou.
Uma conquista coletiva

Muitos foram os desafios enfrentados pela primeira turma de Pedagogia do Icet. As pedagogas Geovanna Dias Mota e Mirian Monteiro Torres citaram a pandemia como um dos momentos mais difíceis que vivenciaram durante a graduação. “A gente começou com ensino remoto. Não podia ter contato direto com os professores por causa da pandemia. Mas a gente conseguiu, com muito esforço nosso e com a ajuda dos professores. Agora alcançamos nosso objetivo. Esse diploma não é só meu. Pertence a minha família, a minhas amigas. Quando a gente alcança o diploma, os demais também conquistam”, falou emocionada Geovanna Dias Mota. As egressas contaram que os desafios vivenciados promoveram a união da turma e hoje as cinco formadas são grandes amigas.
Para a pedagoga Mirian Monteiro Torres, cursar uma universidade é um grande desafio quando se tem origem na classe trabalhadora. Ela, que cursou Informática no Instituto Federal do Amazonas (Ifam), disse que se apaixonou por Pedagogia. “Ser pedagoga vai muito além da sala de aula. Ser professor é transformar a sociedade, é promover consciência de classe social. A gente sai dessa formação com a capacidade de pensar de forma crítica”, disse. Miriam relatou que teve o apoio dos professores e das colegas de curso para finalizar a graduação, especialmente durante a gravidez do seu filho: “Eu percebi que eu tinha que continuar para oferecer uma boa educação para o meu filho”, afirmou a pedagoga.
Já formadas em Pedagogia, as duas egressas afirmam que não vão parar de estudar. O novo desafio agora é realizar mestrado e doutorado na área. “Eu estou pensando em fazer o mestrado e o doutorado, pois eu quero continuar agregando conhecimentos na área da Educação. Eu só vou parar quando eu me tornar doutora Geovanna Dias”, prometeu a pedagoga.

Demanda da sociedade
O curso de Pedagogia do Icet iniciou as atividades de ensino em 10 de janeiro de 2022, mas o processo de preparação do curso e autorização de funcionamento junto ao Ministério da Educação (Mec) começaram já entre os anos 2012 e 2013, quando os docentes da unidade trabalharam para inserir a graduação no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Ufam.
O primeiro coordenador do curso, Fabrício Valentim, citou a professora Heloísa Chaves Pinto como uma mentoras da criação do curso e destacou que a formação foi uma demanda social da região da calha do médio Amazonas: “Na época, mais ou menos em 2011 e 2012, as listas de abaixo-assinados para a criação do curso foram mandadas por barcos aos municípios. Como a professora Heloísa já tinha trabalhado no Peft [Programa Especial de Formação Docente] na Ufam, ela tinha muitos contatos com secretários e ex-secretários de educação que ajudaram a coletar as assinaturas”, relembrou o docente.
Fabrício Valentim lembra que foi realizado um levantamento, entre 2013 e 2014, o qual identificou que, nos municípios que compõem a calha do médio Amazonas, mais de 80% dos professores estavam em processo de aposentadoria, indicando a necessidade de formação de novos pedagogos. “Tanto que o nosso curso, desde quando ele foi criado, está entre os mais procurados no PSC [Processo Seletivo Contínuo] e no PSI [Processo Seletivo do Interior]”, completou.
As atividades do curso iniciaram em meio a emergência de saúde pública da covid-19, um desafio para manter os estudantes motivados. Outra adversidade enfrentada, segundo Fabrício Valentim, é o quantitativo de professores. “Nossa área está atrelada ao nosso curso de Pedagogia e também aos cursos que o Icet tem de licenciatura, que é Química e Biologia e Matemática e Física. Então, nós trabalhamos nesses cursos também. Quando tínhamos apenas uma turma de Pedagogia, conseguíamos administrar melhor. Conforme foram entrando novas turmas, a demanda foi aumentando”, explicou o docente.
A diretora do Icet, Nayana Teles, informou que recentemente a unidade conseguiu mais duas vagas de docentes para o curso e que no momento aguarda a homologação do concurso. “O Icet é um instituto de luta. A gente lutou e conseguiu duas vagas. Uma vaga nova, das dez vagas que chegaram por último e foram aprovadas pelo Conselho de Administração (Consad), e uma vaga oriunda do Reuni Digital [Programa de Expansão da EaD nas Universidades Federais]. Mas a gente precisaria de pelo menos mais dois docentes para atender as demandas de disciplinas”, dimensionou a diretora.
Impacto social e formação de qualidade
Os discentes do curso de Pedagogia do Icet passam por uma formação de cinco anos, com carga horária de 3.640 horas. Os alunos realizam atividades de pesquisa e extensão e atuam diretamente na realidade local. “O impacto social do curso manifesta-se na formação de profissionais comprometidos com a qualidade da educação e com as demandas socioeducacionais locais e regionais. Ao preparar docentes com sólida base teórica, pedagógica e prática, o curso contribui diretamente para o fortalecimento do sistema educacional e para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem. Há plena convicção de que a atuação dos egressos do curso de Pedagogia do Ice-Ufam no mercado de trabalho repercutirá positivamente nos indicadores educacionais da região, em especial no avanço do Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica], promovendo o desenvolvimento educacional e social de Itacoatiara e municípios adjacentes”, ressaltou o coordenador do curso, Tiago Pereira Gomes.
O professor Fabrício Valentim destacou a relevância da formação local em Pedagogia da Ufam, que é a única graduação da área ofertada por uma instituição pública na calha do médio Amazonas: “Os outros cursos públicos de Pedagogia ofertados são em Manaus, Parintins, Humaitá e Benjamin Constant, que são locais distantes daqui para as famílias manterem seus filhos estudando, em razão dos custos. O curso de Pedagogia vem para atender essa demanda social e regional. Inclusive há pessoas de outros estados que vêm para cá para cursar a graduação”, explicou.

Atualmente o curso de Pedagogia do Icet conta com quatro turmas em andamento e tem previsão de uma nova turma para o semestre 2026.1. Os professores e a direção do instituto trabalham para o fortalecimento da graduação: “As ações estão voltadas, prioritariamente, para o favorecimento da construção dos saberes docentes a partir da articulação entre teoria e prática, fortalecendo os vínculos entre a universidade e a escola, espaço no qual se consolida a prática profissional docente. Busca-se, ainda, assegurar o cumprimento das exigências institucionais relacionadas à missão e aos objetivos do curso, bem como estimular os estudantes no desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão alinhadas à realidade socioeducativa local e regional. Essas ações visam fomentar uma formação crítica, reflexiva e humanizadora, sensível às especificidades da Amazônia. Além disso, o curso pretende ampliar a divulgação e a promoção de debates sobre o cenário educacional contemporâneo, contemplando temas como os avanços das tecnologias e da inteligência artificial, a inclusão escolar e as discussões sobre diversidade racial e de gênero, fortalecendo uma formação comprometida com a equidade, a inovação e a justiça social”, explicou o coordenador Tiago Gomes.
Em 2025, o curso de Pedagogia do Icet lançou um e-book sobre as experiências de estágio supervisionado na Educação Infantil.
Redes Sociais