Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ufam integra a primeira chamada da Rede de Cátedras do Centro Franco-Brasileiro da Biodiversidade Amazônica. Candidaturas estão abertas
Início do conteúdo da página

Ufam integra a primeira chamada da Rede de Cátedras do Centro Franco-Brasileiro da Biodiversidade Amazônica. Candidaturas estão abertas

Acessos: 328

Propostas devem ser submetidas até 14 de fevereiro

O Centro Franco-Brasileiro da Biodiversidade Amazônica (CFBBA) lançou, pela primeira vez, a Chamada 2026 da Rede de Cátedras CFBBA, programa que promove a mobilidade acadêmica e científica entre o Brasil e a França. A iniciativa é realizada em parceria com a Embaixada da França no Brasil e envolve quatro universidades federais da Amazônia: Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Universidade Federal de Roraima (UFRR).

No âmbito da chamada, a Ufam terá papel estratégico ao receber um professor ou pesquisador francês e, de forma recíproca, enviar um docente de seu quadro permanente para uma instituição francesa. As missões terão duração entre 15 e 30 dias e ocorrerão ao longo de 2026, fortalecendo a cooperação internacional e a diplomacia científica voltadas à Amazônia.

A Rede de Cátedras CFBBA tem como foco o desenvolvimento de projetos conjuntos de ensino, pesquisa e, eventualmente, extensão, alinhados aos eixos temáticos do Centro Franco-Brasileiro da Biodiversidade Amazônica. Entre os temas prioritários estão o conhecimento, monitoramento e conservação da biodiversidade da Bacia Amazônica; as contribuições dos povos indígenas e das comunidades locais; a observação da cobertura florestal e as mudanças climáticas regionais; as relações entre biodiversidade, saúde e alimentação; e a bioeconomia.

A adesão da Ufam ao programa foi oficializada durante a programação da COP30, quando a reitora da Universidade Federal do Amazonas, professora Tanara Lauschner, assinou o Acordo de Cooperação Técnica que integra a instituição à Rede de Cátedras CFBBA. A parceria consolida a Ufam como uma das universidades amazônicas de referência na agenda internacional de biodiversidade e sustentabilidade.

A Chamada 2026 selecionará até quatro projetos bilaterais, sendo um por cada universidade brasileira participante. No caso da Ufam, a seleção interna seguirá portaria própria, respeitando as diretrizes gerais do edital internacional. As propostas devem ser submetidas até 14 de fevereiro de 2026 e serão avaliadas por um comitê franco-brasileiro.

Acesse aqui a chamada pública

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página