Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ufam oferta 2.520 vagas em 110 cursos de graduação para Sisu 2026
Início do conteúdo da página

Ufam oferta 2.520 vagas em 110 cursos de graduação para Sisu 2026

Acessos: 120

O processo seletivo vai considerar o desempenho do candidato nas três últimas edições do Enem. Inscrições iniciam em 19 de janeiro

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) vai ofertar 2.520 vagas para 110 cursos de graduação na edição 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As vagas são distribuídas para os cursos em todos os seis campi da Ufam. Do total de vagas da universidade, 1.793 serão destinadas às ações afirmativas e 727, à ampla concorrência.

O quantitativo de vagas da Ufam representa 84,8% do total ofertado por Instituições de Ensino Superior (IES) no Amazonas (2.970). 

Os procedimentos de inscrições e seleção estão disponíveis no Edital Nº 29/2025, do Ministério da Educação (MEC), divulgado no dia 22 de dezembro. Os candidatos podem consultar os cursos e a distribuição de vagas da Ufam no portal do Sisu

Inscrições

As inscrições para o Sisu - Edição 2026 ocorrem no período de 19 a 23 de janeiro de 2026, exclusivamente por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Somente poderão se inscrever os candidatos que tenham participado de uma ou mais edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referentes aos anos de 2023, 2024 ou 2025.  

A edição de 2026 do Sisu é considerada a maior da história, com 274.876 vagas em cursos de graduação de 136 instituições de ensino superior.

Novidade

Pela primeira vez, o processo seletivo do Sisu vai considerar, para fins de inscrição, classificação e seleção, os resultados do candidato nas três últimas edições do Enem (2023, 2024 e 2025). A seleção levará em conta a nota que resulte na melhor média ponderada, de acordo com a opção de curso escolhida pelo candidato, desde que o participante não tenha sido inscrito como treineiro. 

Matrícula institucional

A divulgação do resultado da chamada regular está prevista para 29 de janeiro de 2026. No período de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, os candidatos devem manifestar interesse para constar na lista de espera do Sisu. Após a chamada regular, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) divulgará o edital de chamada para a matrícula institucional.

Referência na Amazônia e no Brasil

A pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Silvia Cristina Conde Nogueira, destaca que a Ufam é uma instituição consolidada na formação discente, contando com um corpo docente altamente qualificado, experiente no ensino, pesquisa, extensão e inovação e inserido em redes acadêmicas nacionais e internacionais: “Esse diferencial assegura uma formação sólida, crítica e atualizada, alinhada às demandas científicas e sociais contemporâneas”, explica.

A pró-reitora também aponta como diferenciais da universidade:

  • Reconhecimento institucional e inserção no mundo do trabalho,  facilitando a entrada dos estudantes em estágios, programas de iniciação científica, projetos de extensão e no mercado de trabalho;
  • Programas consolidados de mobilidade acadêmica, iniciação científica e educação tutorial, que ampliam a formação dos estudantes, promovem intercâmbio de experiências e fortalecem trajetórias acadêmicas e profissionais;
  • Política de assistência estudantil ampla, que contribui diretamente para a permanência e o êxito acadêmico dos estudantes. “Destaca-se, nesse contexto, o Restaurante Universitário, reconhecido por oferecer refeições a baixo custo, aliado a auxílios socioeconômicos e serviços voltados ao bem-estar discente. Esse conjunto de ações reduz desigualdades e favorece a dedicação integral às atividades acadêmicas”, ressalta Silvia Conde. 
  • Estrutura física integrada, possibilitando ao estudante vivenciar atividades interdisciplinares e ampliar sua formação;
  • Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), com mais de 60 anos de atuação, referência em atendimentos de média e alta complexidade na Amazônia Ocidental e hospital-escola de formação de profissionais de saúde em graduação e pós-graduação;
  • Campi inseridos em amplas áreas verdes, com ambientes propícios ao convívio acadêmico, cultural e científico.

Sobre o Sisu

O Sisu é uma ação do Governo Federal, desenvolvida pelo MEC, que tem como objetivo democratizar o acesso a Instituições Públicas de Educação Superior (IES) de todo o país. O Sistema de Seleção Unificada foi instituído pela Portaria Normativa Nº 2, de 26 de janeiro de 2010, e atualmente está regulamentado pela Portaria Normativa Nº 21, de 5 de novembro de 2012.

Com informações do MEC e da Secretaria de Educação Superior (Sesu) 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página