Sistema de compra de tickets e gestão de saldo, "RU Digital” é lançado em versão piloto nesta segunda-feira, 3
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) lança um novo serviço para o público de usuários dos Restaurantes Universitários, o “RU Digital”. Já a partir de hoje, sexta-feira (31), o sistema piloto está disponível para os usuários do restaurante da Faculdade de Medicina (FM), na forma de piloto, contemplando os serviços de compra de tickets e acompanhamento de saldo. Na segunda-feira, 3, terá início a fase de utilização dos tickets naquele RU. Por ser o menor da Ufam, ele funciona como espaço ideal para os eventuais ajustes no sistema antes da sua extensão aos demais RUs.
A aplicação interliga o e-Campus ao sistema do Restaurante Universitário (SisRU) com o objetivo de disponibilizar, além da compra digital e do saldo acumulado, o cardápio do restaurante. A digitalização do processo traz benefícios imediatos: evita a formação de filas, economizando tempo; e agrega transparência ao processo aquisitivo, pois permite o envio do comprovante da compra ao e-mail cadastrado.
A iniciativa foi gerenciada pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), setor que é responsável pela gestão dos Restaurantes na Ufam. Conforme explica a titular da Proae, professora Sandra Helena da Silva, todos estão bastante otimistas com a criação e a implementação desse piloto. “A expectativa é que nós tenhamos bons resultados, que o sistema tenha um bom aceite por parte dos estudantes, porque a proposta é também otimizar o tempo, eliminando completamente a etapa de compra presencial e a espera em filas. O acesso ao restaurante também será feito de forma mais rápida. Então, nós estamos sim com as melhores expectativas em relação a este lançamento piloto, e continuaremos trabalhando para levar essa novidade para todos os RUs da Ufam em breve”, afirma a professora.
“O principal motor para o desenvolvimento do ‘RU Digital’ foi a busca por agilizar no processo de aquisição de saldo, permitindo que o pagamento seja feito de forma on-line e a qualquer momento”, resume o diretor de Tecnologia da Informação do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (TI/Ctic) Diogo Moreira, que lidera a equipe responsável por desenvolver e aprimorar a aplicação.
Segundo indica o diretor técnico, o trabalho desse grupo viabilizou a eficiente integração dos dados em sistemas já existentes com a finalidade de criar “uma solução inovadora que promete transformar a experiência dos usuários”. A equipe é composta ainda pelo coordenador de Sistemas Carlos Daniel Ribeiro, pelos técnicos de TI Luiz Sena, Davi Barreto e Gabriel Paiva, e pelo analista de TI Ewerton Petillo.
Tecnologia responsiva
“O projeto utilizou tecnologias de desenvolvimento web modernas para criar uma aplicação totalmente responsiva. Para esta versão de lançamento, focamos em melhorar a experiência de compra de saldo e o acesso a informações. Funcionalidades baseadas em Inteligência Artificial (IA) serão pensadas para versões posteriores”, sintetiza Diogo Moreira. Ainda segundo ele, já nesta roupagem atual, o RU Digital surge como um avanço significativo na digitalização desses serviços institucionais, promovendo mais praticidade, comodidade e eficiência.
Além do ganho em termos tecnológicos, a interface do “RU Digital” possibilita a visualização facilitada do saldo atual e do cardápio do dia e, consequentemente, pode ajudar no planejamento do usuário em relação à compra e ao uso do serviço. Entre as melhorias projetadas como futuras atualizações, o diretor de TI menciona o sistema de notificações sobre as comidas preferidas, a disponibilidade de cardápio detalhado e até o feedback sobre o consumo do usuário.
Redes Sociais