Ufam lança processo seletivo especial para o curso de Libras, com 30 vagas para a turma de 2026. Inscrições iniciam em 15 de outubro
As informações sobre o processo podem ser consultadas no Edital 013/2025, publicado na página da Compec
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Comissão Permanente de Concursos (Compec), lançou o Edital 13/2025, referente ao Processo Seletivo Especial destinado ao preenchimento de 30 vagas no curso de licenciatura em Libras (PSELib), com ingresso no ano letivo de 2026, no campus Sede. A distribuição das vagas se dará de acordo com a categoria de inscrição do candidato, que pode optar pela ampla concorrência (AC) ou pelas vagas reservadas (nas categorias PP1, IND1, QLB1, PCD1, NDC1, PP2, IND2, ALB2, PCD2 e NDC2), em atenção às exigências e comprovações determinadas para cada caso.
As inscrições serão recebidas apenas pela internet, por meio do sistema PSConcursos, disponível na página https://psconcursos.ufam.edu.br/, no período de 15 de outubro (a partir das 10h de Manaus-AM) a 05 de novembro de 2025 (até 17h de Manaus-AM), e devem ser realizadas por candidatos pagantes e isentos. Os candidatos não isentos precisam pagar a taxa de R$ 105,00 (cento e cinco reais) para se inscrever no processo seletivo, que será recolhido via boleto bancário até o último dia do prazo.
A seleção especial tem por objetivo selecionar concluintes ou egressos do ensino médio, ou equivalente que sejam fluentes em Língua Brasileiras de Sinais (Libras), avaliando os candidatos relativamente à aptidão e às habilidades específicas em Libras. Também tem como diferencial a distribuição das vagas nesta proporção: 50% para os candidatos surdos ou deficientes auditivos e 50% para os ouvintes.
CCI e provas
O Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) estará disponível para consulta e impressão a partir do dia 3 de dezembro de 2025. O documento conterá o número de inscrição do candidato, a data, a hora e o local de realização das provas, além de dados pessoais, sede do curso e categorização/modalidade para a qual o inscrito concorre.
A avaliação é composta por duas provas. A primeira (P1) contará com 25 (vinte e cinto) questões objetivas, formuladas em Libras, que compreenderão conhecimentos sobre as disciplinas de História, Geografia, Biologia, Matemática, Física, Química e Libras (com peso 2). Já a P2 terá 05 (cinco) questões de Língua Portuguesa, também objetivas, que estarão formuladas em Língua Portuguesa e versarão sobre a disciplina de Português.
As provas (P1 e P2) serão aplicadas no dia 14 de dezembro de 2025 e, após o período de recursos contra o gabarito preliminar, o gabarito definitivo das provas objetivas será divulgado em 23 de dezembro. Decorrido o prazo para as correções, o resultado final do PSELib será divulgado no dia 20 de janeiro de 2026.
Após isso, o candidato aprovado e classificado deverá acompanhar as informações sobre matrícula, as quais serão divulgadas pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) no portal e nas mídias sociais da Universidade.
Redes Sociais