Novo superintendente assume gestão do HUGV/Ufam
Nesta quarta-feira, dia 03 de setembro, ocorreu a posse do novo superintendente do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), professor Plínio José Cavalcante Monteiro. A solenidade ocorreu no auditório do hospital e contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a reitora da Ufam, professora Tanara Lauschner, do vice-reitor, Geone Correa, do vice-presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Daniel Beltrammi, da gerente de assistência especializada da Secretaria Municipal de Saúde, Efthimia Simões Haidos, e da secretaria executiva da Secretaria de Estado de Saúde, Liege Menezes.
Durante o evento, Plínio José Cavalcante Monteiro, que também é professor da Faculdade de Medicina da Ufam e se formou como pediatra no próprio HUGV, assumiu oficialmente a liderança do hospital. Ele expressou sua honra em ser indicado para o cargo e destacou que sua proposta de gestão será sistêmica e integrada, com foco nas pessoas que trabalham e que são atendidas na instituição. O novo superintendente ressaltou a importância do HUGV como um hospital de ensino, de pesquisa, de assistência à saúde e de extensão, e como uma referência para a Amazônia Ocidental e até da Região Norte.
O vice-presidente da EBSERH, Daniel Beltrammi, representou o presidente da instituição, Arthur Chioro. Ele reforçou a importância da parceria da Ebserh com as universidades públicas federais e anunciou a previsão de investimentos de mais de R$ 75 milhões nos próximos cinco anos para pesquisas na área da saúde.
A reitora da Ufam, Tanara Lauschner, reafirmou o compromisso de aproximar o HUGV das unidades acadêmicas da universidade. Ela afirmou que a reitoria terá um gabinete no HUGV para garantir uma gestão conjunta e que o objetivo é ocupar os 110 leitos disponíveis no hospital, com a meta de dobrar essa oferta nos próximos anos e, em um futuro próximo, chegar a 300 leitos para atender à população. A reitora também enfatizou a importância de desenvolver o projeto do Banco de Olhos do HUGV para atender a uma demanda da sociedade.
Reforma da Recepção do Ambulatório Araújo Lima
A cerimônia também marcou a inauguração da reforma da recepção do Ambulatório Araújo Lima, que faz parte do HUGV-Ufam. As obras, iniciadas em março de 2025, receberam um investimento de R$ 800 mil, proveniente do Acordo Organizativo de Compromissos (AOC) entre a Ebserh e o HUGV-Ufam. O projeto teve como objetivo oferecer um atendimento mais humanizado e eficiente aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) da região.
A revitalização do espaço incluiu a melhoria da climatização, a ampliação dos sanitários e a substituição de todo o mobiliário, proporcionando mais conforto e segurança aos pacientes, acompanhantes, acadêmicos e profissionais de saúde. A passarela de ligação entre o HUGV e o Ambulatório Araújo Lima também foi revitalizada, tornando-se um ambiente mais aberto e acessível, com iluminação adequada e rampas que seguem as normas de acessibilidade.
O evento de inauguração da obra incluiu a apresentação de um vídeo mostrando o "antes e depois" da recepção do ambulatório, seguido pelo descerramento da placa de inauguração. Com 60 anos de existência, o HUGV possui 25 especialidades médicas além do atendimento por Telessaúde.
Redes Sociais