Professora da Ufam, Patrícia Melo, é nomeada para integrar Comitê Permanente de Equidade de Gênero da Capes
Revisão Rozana Soares, equipe Ascom
A professora da Ufam, Patrícia Maria Alves de Melo, do Departamento de História, foi nomeada para integrar o Comitê Permanente de Ações Estratégicas e Políticas para Equidade de Gênero da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), representando o Conselho Técnico-Científico da Educação Superior da entidade. A nomeação foi publicada por meio da Portaria Nº 296, de 18 de setembro de 2024. Patrícia Melo é Professora Titular da Ufam, pesquisadora do CNPq 1B, coordenadora de área de História na Capes e integra a Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros.
O Comitê Permanente de Ações Estratégicas e Políticas para Equidade de Gênero foi criado para sugerir ações e iniciativas para aumentar a representatividade feminina em posições de decisão e de comando na pós-graduação. As iniciativas de promoção da equidade de gênero valem para o Sistema Nacional de Pesquisa e Pós-graduação (SNPG), assim como para os comitês e coordenações de áreas de avaliação e o Conselho Superior da Capes.
"Trata-se de um tema extremamente relevante para o país e, especialmente, para a vida das mulheres brasileiras com carreiras acadêmicas. A iniciativa da Capes representa a possibilidade real de ações concretas e sistemáticas para promoção da equidade. É uma honra representar o CTC-ES neste Comitê Permanente", declarou a professora Patrícia Melo.
O trabalho inclui a sugestão de formas efetivas de comunicação e internalização das estratégicas desenvolvidas, além de ações de sensibilização e capacitação dos colaboradores, servidores e dirigentes da Coordenação em relação ao tema. Além disso, deverá propor iniciativas para expandir a formação de mulheres nas áreas de Engenharias, Ciências Exatas e Tecnológicas.
O comitê é formado por uma representante de cada diretoria da Fundação, por membros dos conselhos técnico-científicos da Capes, do Conselho Superior, da comunidade científica e de entidades e movimentos sociais.
*Com informações da CGCOM/CAPES.
Redes Sociais