Página inicial > Últimos Reconhecimentos > Consuni outorga Menção Honrosa à professora Maria Lúcia Belém Pinheiro

Consuni outorga Menção Honrosa à professora Maria Lúcia Belém Pinheiro

Acessos: 691

A cerimônia de outorga do título de Professora Emérita da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) à docente Maria Lúcia Belém Pinheiro ocorreu na manhã desta segunda-feira, 19, no auditório Rio Amazonas, da Faculdade de Estudos Sociais (FES). O reitor e presidente do Conselho Universitário (Consuni), professor Sylvio Puga, presidiu a solenidade, que esteve acompanhado pela vice-diretora do Instituto de Ciências Exatas (ICE), professora Marta dos Santos Gusmão, e do ex-reitor da Ufam, professor Hidemberg Frota.

Por Sebastião de Oliveira, equipe Ascom

Revisão Rozana Soares

A solenidade se inicia quando a homenageada é conduzida pelos conselheiros e professores Geone Maeci Corrêa e José Luiz de Souza Pio. Em seguida, o reitor, professor Sylvio Puga, declarou aberta a sessão.

Humanidade

Em pronunciamento, Sylvio Puga, primeiramente, saudou a homenageada, as autoridades presentes e familiares da docente. “A minha leitura do currículo da professora Maria Lúcia gerou, por si só, um fato concreto para que o Conselho assim procedesse pela aprovação da concessão do título. Seu currículo é mais que robusto para esta sessão. Nesta cerimônia, foi revelado seu lado humano que denota uma preocupação com outro não apenas do ato de acolher, mas de cuidar”, afirmou o reitor, que acredita que a professora realizou uma ação inédita, foi a união entre o lado humano e as necessidades acadêmicas.

Sylvio Puga disse que a Universidade precisa de mais professores como a docente homenageada, ou seja, de pessoas comprometidas com a academia, com a produção científica, com um olhar e uma sensibilidade social voltada para a comunidade universitária. “A professora Maria Lúcia Belém esteve à frente de seu tempo, pois, quando ouço colegas da Capes falarem sobre laboratórios multidisciplinares, a Universidade já protagonizava essas ações e, atualmente, isso é um senso comum em outras Universidades”, completou o Sylvio Puga que no final da cerimônia disse que a Ufam e o Consuni sentem honrados em conceder o título de Professora Emérita à docente Maria Lúcia Belém.

Inovação

No seu discurso, a professora Maria Lúcia Belém, agradeceu ao Consuni e a direção do ICE pela concessão do título de professora emérita, mas, especificamente, ao Departamento de Química que exerceu seu profissionalismo por um longo tempo. Ao longo de sua fala, Lúcia Belém, como ela mesmo diz, abriu o ‘baú de lembranças’, pelo qual marcaram uma trajetória de ações inovadoras para o avanço do conhecimento na Área de Química, não somente no âmbito institucional, mas para todo o estado do Amazonas.

Após um relato de toda uma trajetória de ensino e de pesquisa, Maria Lúcia Belém nos alerta quanto à conservação da Amazônia, ou seja, a partir de uma produção científica que possibilite evitar os efeitos das mudanças climáticas em nosso planeta, assim como a preservação da Floresta Amazônica. No final, a docente foi ovacionada pelo público presente.

Durante a solenidade, o professor Túlio Gadelha, do Departamento de Química, fez a leitura do extenso e primoroso currículo da docente e, em seguida, o professor Kelson Mota Teixeira Oliveira deu prosseguimento, lendo o discurso panegírico.

Sobre a professora

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam-1966), mestra em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Amazonas (1990) e doutora em Química pela Universidade Federal do Ceará (2000). Atualmente é professora aposentada como Associado IV da Ufam. Faz parte do quadro dos Programas de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e em Biotecnologia (PPGBIOTEC) ambos da Ufam. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química de Produtos Naturais. Atua, principalmente, na investigação de metabólitos secundários bioativos de interesse medicinal e agronômico.