Página inicial > Últimos Reconhecimentos > Aluna da Ufam recebe prêmio de melhor trabalho na área de Engenharia de Alimentos no 24º Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Acessos: 2408

A discente Sâmia Karyne Gomes de Sá,  do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Sustentabilidade na Amazônia e egressa do curso de Engenharia de Alimentos,  no 24º Congresso Brasileiro de Engenharia Química (COBEQ), ocorrido no período entre os dias 1° a 4 de outubro, Salvador (BA) que teve como tema “O papel da engenharia química na transição energética, desfossilização e circularidade da economia”.

A pesquisa premiada tem como título “Extração de óleo do Patauá (Oenocarpus bataua) assistida por enzimas em meio aquoso” foi desenvolvido durante a graduação em Engenharia de Alimentos como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sob a orientação da professora Leiliane do Socorro Sodré de Souza, no Laboratório de Processos de Separação (LABPROS), coordenado pelo professor Anderson Mathias Pereira, na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA).

Segundo a professora Leiliane Sodré, premiações como esta são importantes para motivar os alunos a continuar atuando em pesquisas científicas na Universidade Federal do Amazonas. Sâmia Gomes de Sá reconhece a importância de sua participação em evento de tal magnitude, e disse que “foi uma experiência única ter a oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido na Amazônia no maior congresso de Engenharia Química que temos no Brasil”, expôs a pesquisadora.

“E uma honra maior ainda ter esse como destaque na área de Engenharia de Alimentos. Uma conquista que não foi apenas minha, mas de toda a equipe do LABPROS, que contribuiu para a execução dessa pesquisa valorizando o Patauá e trazendo visibilidade para a biodiversidade amazônica e para os pesquisadores da região”, completou Sâmia Gomes de Sá.

Sobre o Congresso

O Congresso Brasileiro de Engenharia Química  COBEQ é o evento de maior relevância nacional na área de Engenharia Química, reunindo pesquisadores da Academia e da Indústria. Desde 1976, estabelece bianualmente um ambiente de encontro para discussão de temáticas proeminentes e atuais, relacionadas à pesquisa, inovação e aplicação da engenharia química no Brasil e no mundo.

Nesta 24ª edição, o COBEQ teve como tema central “O papel da engenharia química na transição energética, desfossilização e circularidade da economia”, um tema atual e de relevância mundial na busca de um futuro sustentável para nosso planeta.

Entre os participantes estavam professores e alunos dos cursos de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química da Universidade Federal do Amazonas, além da discente do Programa de Pós Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPGCASA/UFAM) e egressa do curso de Engenharia de Alimentos, Sâmia Karyne Gomes de Sá, que recebeu o prêmio de melhor trabalho na área de Engenharia de Alimentos.