Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimos Eventos > IEAA/ Humaitá sedia o ‘I Simpósio de Agricultura Regenerativa da Amazônia Ocidental’ de 20 a 23 de maio. A participação é gratuita
Início do conteúdo da página

IEAA/ Humaitá sedia o ‘I Simpósio de Agricultura Regenerativa da Amazônia Ocidental’ de 20 a 23 de maio. A participação é gratuita

Publicado: Segunda, 19 de Maio de 2025, 09h49 | Última atualização em Segunda, 19 de Maio de 2025, 09h59 | Acessos: 68

Disseminar conhecimentos científicos locais e promover debates qualificados sobre agronomia regenerativa como estratégia para o alcance da segurança alimentar na Amazônia, de forma alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esses são os objetivos da primeira edição do Simpósio de Agricultura Regenerativa da Amazônia Ocidental, que tem lugar no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (IEAA/Ufam), na cidade de Humaitá, ao Sul do estado, entre os dias 20 e 23 de maio.

Tendo como perspectiva central a segurança alimentar no contexto local/regional, o evento se propõe a impulsionar a adoção de práticas sustentáveis baseadas em evidências científicas, aproximando pesquisadores, agricultores, instituições e tomadores de decisão. A participação é gratuita e aberta aos interessados no tema, sendo esperados principalmente estudantes (educação básica e tecnológica, graduação ou pós-graduação), docentes e pesquisadores, agricultores e profissionais do setor da agricultura.

As inscrições on-line são gratuitas para todos e podem ser efetivadas até o terceiro dia do evento. A abertura do simpósio, que é na modalidade presencial, ocorre no Auditório “Castanheiras” do Instituto, às 8h desta terça-feira, 20; e a programação completa inclui palestras, minicursos, apresentação de trabalhos científicos e premiações.

Atividades

Durante o evento, serão ofertados minicursos relacionados a diversas áreas, tais como: a) Sistemas Agroflorestais; b) Utilização de Drones na agricultura de precisão; c) Interpretação de análises de solos; d) Extensão rural como subsídio da segurança alimentar; e) Indicadores de qualidade do solo; f) Biofertilizantes como estratégia de manejo da fertilidade do solo; e g) Inteligência artificial como ferramenta na produção científica.

Já as palestras serão: a) Sustentabilidade de Sistemas Agroflorestais; b) O potencial de uso bioinsumos na agricultura; c) Solos tropicais e matéria orgânica; d) Recuperação do carbono orgânico do solo; e) Práticas que visam restaurar e preservar o ambiente de produção agrícola; f) Drones, Sensores e Big Data na Agricultura Regenerativa; g) Sistemas Agroflorestais: erros e acertos em busca da Agricultura Regenerativa; h) Integração Lavoura e Pecuária no Cerrado Brasileiro; i) Intensificação Sustentável da Pecuária de Corte em Sistema de Pastagens de Alta Performance Consorciada; e j) Práticas de produção sustentáveis em comunidades rurais do Sul do estado do Amazonas.

Além de minicursos e palestras, haverá a apresentação de trabalhos em forma de Sessão Oral (sala 01 e sala 02) e a exposição em formato de Sessão Pôster (hall do auditório Castanheiras do Instituto). 

Doutor em Agronomia – Ciência do Solo, o professor Deyvid Diego Carvalho Maranhão coordena o Simpósio. Ele, que é docente do curso de Agronomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do IEAA/Ufam, afirma: “o evento ajuda a conectar diferentes atores do sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação, criando um ambiente propício ao intercâmbio de experiências, à formação de redes colaborativas e ao surgimento de novos projetos voltados ao desenvolvimento regional”. Segundo a organização, há expectativa de que cerca de 350 pessoas participem das atividades durante a semana.

Colaboração e financiamento

O I Simpósio de Agricultura Regenerativa da Amazônia Ocidental: uma nova perspectiva para segurança alimentar é fruto da ação colaborativa entre o Centro Universitário e Cultural de Agronomia (Cuca), o Colegiado do Curso de Agronomia e o grupo de pesquisa "Paleopedologia e Indicadores Edáficos Aplicados a Amazônia Brasileira" (PaleoInd Amazon Soils). Além disso, a iniciativa contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), Edital n.º 001/2024 – Chamada II.

registrado em:
Fim do conteúdo da página