Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimos Eventos > Notícias Destaque > ICSEZ/Ufam realiza I Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Parintins nos dias 12 e 13 de março
Início do conteúdo da página

ICSEZ/Ufam realiza I Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Parintins nos dias 12 e 13 de março

Publicado: Sexta, 08 de Março de 2024, 11h14 | Última atualização em Sexta, 08 de Março de 2024, 14h09 | Acessos: 445

Evento tem como tema “Para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido” e pretende envolver diferentes setores da sociedade civil

O Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (ICSEZ/Ufam) vai sediar a I Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Parintins/AM. O evento será realizado nos próximos dias 12 e 13 de março, com o objetivo de promover a participação cidadã nos debates sobre o tema, cujos resultados devem contribuir para a formulação de políticas públicas voltadas para as comunidades do Baixo Amazonas. As inscrições são gratuitas, abertas ao público e podem ser feitas por meio do site https://www.even3.com.br/conferenciamunicipalcti .

Para a diretora do ICSEZ/Ufam, Sandra Helena da Silva, o Instituto sempre foi uma referência em Parintins na realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. “Em virtude desse compromisso que os nossos pesquisadores e docentes têm é que nós fomos convidados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI) para realizar a Conferência Municipal, cuja referência é a V Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano traz o tema ‘Para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido’”.

A abertura da Conferência Municipal será às 8h do dia 12 de março, no Auditório do ICSEZ, com a presença de autoridades, incluindo a Ministra Luciana Santos (MCTI) (por meio de vídeo). Em seguida, às 8h30, a Profa. Dra. Tanara Lauschner (MCTI) vai proferir a conferência de abertura, intitulada “Política Nacional de CT& I: Conferência Nacional, suas diretrizes e temas”. Das 9h30 às 12h estão previstas mesas redondas sobre os temas “Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação” e “Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social”, voltadas para o cenário atual do campo no contexto do Baixo Amazonas. As mesas contarão com a participação de professores e pesquisadores do ICSEZ/Ufam e do Instituto Federal do Amazonas (IFAM).

O programa ainda envolve, das 14h às 18h do dia 12 de março, a realização de Grupos de Trabalho sobre temas específicos, responsáveis por discutir os desafios estruturais e obstáculos a serem superados em seus respectivos âmbitos. Ao final, serão produzidos relatórios com estratégias para lidar com temáticas de fronteiras, aprimorar projetos e otimizar investimentos. Os resultados serão apresentados em uma plenária no dia 13 de março, das 14h às 18h, no auditório do ICSEZ/Ufam.

A professora do curso de Zootecnia do ICSEZ/Ufam Soraia Freitas, que integra a comissão organizadora do evento, destaca a importância para o município de sediar a iniciativa na região do Baixo Amazonas. “Parintins tem a missão de reunir todas as informações em torno dos diagnósticos, cenários e perspectivas para o futuro dos próximos dez anos no campo da ciência, tecnologia e inovação brasileira e de tratar disso como política pública a partir da realidade local”.

Para cumprir essa missão, a Conferência Municipal espera congregar os principais atores da ciência, tecnologia e inovação, organizações da sociedade civil, movimentos estudantis, pesquisadores das instituições públicas e privadas, além de representantes das iniciativas públicas e privadas que contribuam para o desenvolvimento desse cenário na região.

“Nós estamos convidando os prefeitos a enviarem representantes dos seus municípios para participarem dessa conferência. Além dos representantes dos setores públicos, contaremos também com organizações da sociedade civil, movimentos de mulheres, movimentos quilombolas, de trabalhadores rurais, da educação do campo, para juntos discutirmos essa questão tão importante que é o aprimoramento, desenvolvimento e promoção da ciência e tecnologia aqui no Baixo Amazonas”, acrescenta a diretora Sandra Helena da Silva.

O evento será realizado por docentes, técnicos, representantes de estudantes e egressos do ICSEZ/Ufam, em parceria com o Instituto Federal do Amazonas (IFAM), a Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e com Secretarias Municipais de Parintins e de outros municípios da região do Baixo Amazonas. A Universidade foi escolhida como sede por ser uma instituição, dentro da sociedade, que agrega elementos importantes do desenvolvimento local, sendo um espaço que realiza pesquisa, extensão e que forma profissionais para o município de Parintins e do Baixo Amazonas, como destaca a docente do curso de Serviço Social do ICSEZ/Ufam Marklize Siqueira.

“A nossa tarefa como instituição é poder proporcionar um espaço em que nós possamos refletir e debater as políticas públicas necessárias para o município de Parintins e Baixo Amazonas, que têm uma cadeia criativa, profissional e produtiva muito rica e diversa. A Universidade pode ser esse lugar em que a gente consegue reunir todas essas experiências e a partir daí gerar políticas públicas e projetos que possam colaborar com o desenvolvimento local”, afirma.

A iniciativa tem o apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI) e da Secretaria de Educação do Amazonas (SEDUC); e da Prefeitura Municipal de Parintins, via Secretaria Municipal de Educação de Parintins (SEMED). Mais informações podem ser obtidas através do e-mail do evento: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 Informações da Assessoria:
Profa. Marina Magalhães (ICSEZ/Ufam) Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página