Docentes e discentes da Ufam participam do XI Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional. Evento acontece entre os dias 13 e 15 de setembro
Em sua 11ª edição, o Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional terá participação de docentes e discentes do curso de Economia da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas (Dea/Ufam) em que farão apresentação de três trabalhos aprovados na modalidade defesa oral. O tema desta edição será ‘Desenvolvimento Regional em tempos de emergência climática: desafios e oportunidades’ que acontece na cidade de Santa Cruz do Sul - RS, de 13 a 15 de setembro.
Acesse link do evento: https://www.unisc.br/site/sidr/index.html
O Seminário é um evento bianual promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (PPGDR/Unisc). O evento é uma continuidade dos Seminários Nacionais de Desenvolvimento Regional, cuja primeira edição foi realizada em 1996, com periodicidade anual.
A partir de 2002, o evento adquiriu abrangência internacional e periodicidade bianual. Desde então, vem se consolidando no Brasil, como um dos principais eventos que possibilita a reflexão, a análise e o debate interdisciplinar sobre a temática do desenvolvimento regional, entre pesquisadores, docentes e estudantes brasileiros dos Programas em Desenvolvimento Regional e demais programas das áreas de Ciências Sociais e Humanas, bem como de pesquisadores e estudantes estrangeiros que desenvolvem pesquisas sobre a temática.
Os Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional constituem-se em espaços privilegiados para a construção de referenciais teórico/metodológicos para este campo do saber, que se reveste de importância fundamental na discussão de estratégias voltadas à promoção do desenvolvimento territorial, pautado na equidade e na solidariedade.
Os impactos da mudança do clima acirram as desigualdades regionais e aprofundam os conflitos redistributivos do capitalismo através do fechamento de empresas, a perda de empregos ou pelos desastres que acirram a migração. A emergência climática afeta o desenvolvimento territorial e pode tornar certas áreas inaptas para a agropecuária e outras inadequadas para a moradia, implicando em perda de qualidade de vida das populações.
Por outro lado, a mitigação e a adaptação climática apresentam oportunidades para novas cadeias produtivas, em fontes de energia renovável, na bioeconomia e na economia circular, bem como potencializam a legitimidade de iniciativas subnacionais, tais como o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, o Fórum Global dos Governadores para Clima e Floresta, o Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas ou a Coalizão Nacional dos Governos pelo Clima.
O campo de estudo do planejamento e do desenvolvimento regional estão diante de novas variáveis, à medida que a mudança climática está alterando padrões de desenvolvimento em municípios e regiões do país e demandam uma renovação, tanto de nossos referencias teóricos, como de nossas utopias.
Compõem a equipe que irá ao Seminário Internacional de Desenvolvimento Regional a economista e docente do Departamento de Economia e Análise (DEA/ UFAM), professora Michele Lins Aracaty e Silva, a Analista de Tecnologia da Informação (TI), lotada na Pró-reitoria de Inovação Tecnológica (PROTEC/ UFAM), Nerine Lúcia Alves de Carvalho além dos co-autores: Vlamir do Nascimento Seabra (IFAM/ AM), Silvia Tavares Maia (PPGCTRA/ Ufam) e Jaime Miguel Weber (PPGDR/ Unisc).
O evento faz parte do calendário de divulgação das pesquisas e os pesquisadores do Amazonas já participaram do evento em edições anteriores.
Segue abaixo a lista de trabalhos selecionados com seus respectivos autores:
1) Manaus e seus “Igarapés de Plástico”: de Elementos Naturais à Obstáculo para o Crescimento e Desenvolvimento Urbano
Autores: Michele Lins Aracaty e Silva (UFAM) e Nerine Lúcia Alves de Carvalho (UFAM)
2) Economia Criativa no Amazonas como Estratégia para o Desenvolvimento Regional Endógeno
Autores: Michele Lins Aracaty e Silva (UFAM) e Nerine Lúcia Alves de Carvalho (UFAM).
3) A Transformação de uma Cidade do Agroextrativismo para uma cidade de Porte Médio: O caso de Coari – AM.
Autores: Michele Lins Aracaty e Silva (UFAM), Vlamir do Nascimento Seabra (IFAM/ AM), Silvia Tavares Maia (UFAM) e Jaime Miguel Weber (UNISC).
Redes Sociais