Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Amazônia > Docente da UFAM lançará livro que debate sobre a economia verde na Amazônia
Início do conteúdo da página

Docente da UFAM lançará livro que debate sobre a economia verde na Amazônia

Acessos: 102

A Amazônia do Futuro e o Futuro da Amazônia: Economia Verde é a Nossa Bala de Prata?’ foi escrita pela economista, docente da UFAM e pós-doutora em Desenvolvimento Regional Michele Lins Aracaty e Silva.

 

A obra ‘A Amazônia do Futuro e o Futuro da Amazônia: Economia Verde é a Nossa Bala de Prata?’ debate os desafios de alinhar o crescimento econômico com a preservação ambiental na Amazônia e propõe ao leitor uma reflexão sobre um modelo econômico sustentável, capaz de colocar o estado do Amazonas como a matriz da economia verde da Região Norte.

A professora do Departamento de Economia e Análise da Faculdade de Estudos Sociais (DEA/FES/Ufam), Michele Lins Aracaty e Silva, destacou a importância de escrever sobre um tema tão atual e necessário.

“Uma pesquisa científica como esta, que fala sobre o futuro da região com base na sustentabilidade, tem a possibilidade de embasar uma política pública em benefício da sociedade e da economia regional em um momento que se discute a necessidade de buscar uma alternativa”, falou a docente, Michele Aracaty.

Sobre a pesquisa

O material apresentado na obra é resultado da pesquisa de pós-doutorado, realizada no período de janeiro de 2024 a janeiro de 2025, no Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Como parte dos investimentos do Governo do Amazonas no protagonismo de mulheres e meninas na ciência, tanto a pesquisa como a produção do livro foram contempladas com um aporte financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

O que é economia verde?

O conceito de economia verde foi criado, em 2008, pelo ‘Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente’ e trata do desenvolvimento de um modelo econômico sustentável, aliado à igualdade social e preservação dos recursos naturais.

É considerando o termo que, Michele Aracaty, destaca na obra os desafios de lidar com a dimensão territorial da Amazônia e construir um modelo econômico sustentável e rentável. Muito além da fauna e da flora, o maior bioma do Brasil também é cenário de desigualdades sociais e sofre com a falta de políticas públicas adequadas voltadas ao meio ambiente.

Partindo desse ponto, a autora debate o protagonismo da Amazônia em meio à crise climática mundial. Qual seria a ‘bala de prata’ (metáfora que aborda a solução de um problema de maneira imediata) para alavancar o desenvolvimento econômico e não pressionar ainda mais os ecossistemas e recursos naturais?

Ao longo de mais de 200 páginas, o leitor é convidado a refletir sobre as transformações necessárias para que o progresso não seja associado a algo destrutivo para a sociedade. Para isso, é preciso enxergar a Amazônia exatamente como ela é: uma potência.

Serviço

Data: 5 de junho (quinta-feira)

Horário: 19h

Local: ICBEU Manaus. Avenida Joaquim Nabuco, 1286.

registrado em:
Fim do conteúdo da página