Ufam conquista 404 pontos no ranking geral em competições universitária no Amazonas
Revisão: Rozana Soares, equipe Ascom
O feito aconteceu em cerimônia promovida pela Federação Amazonense Universitária (Faud), ocorrida na última sexta-feira (06/12), no Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD-AM), localizada no bairro Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul de Manaus.
Os atletas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Tainá Schwartz, atlética soberana, Faculdade de Odontologia (Fao); Equipe 4x4 mista, atlética galerosa e Ailton Esquerdo (Feff) foram destque entre os “Melhores do Ano”, além de Klélia dos Santos receber homenagens na categoria IFEs
Ao todo, 16 atletas foram homenageados em seis modalidades, bem como quatro equipes, que se destacaram nas modalidades voleibol, vôlei 4x4 e basquete 3x3. Além disso, receberam premiações técnicos, Instituições de Ensino Superior (IES), profissionais da imprensa e parceiros do esporte universitário amazonense.
Para a presidente da Faud, Lilian Valente, poder homenagear todos aqueles que contribuíram com as atividades da federação ao longo do ano é uma satisfação.
"Com muito trabalho e dedicação, chegamos ao fim de mais um ano e o esporte universitário só cresce. Agradeço a todos que acreditam na Faud e em todo o potencial que nossos atletas têm a oferecer. Nossa meta é avançar cada vez mais e poder premiar aqueles que colaboram com os nossos resultados, é uma forma de reconhecer e mostrar gratidão por todo apoio", destacou Valente.
Premiação geral - Após participarem de disputas durante todo o ano, três instituições ocuparam o pódio do ranking geral da Faud em 2024.
A grande campeã da noite, entre todas as IES, foi a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com 404 pontos. Para a coordenadora de Esporte, Lazer e Cultura (Celc) da Ufam, Klélia Santos, essa conquista é muito importante para a instituição.
"Poder fechar o calendário de competições universitárias com o primeiro lugar do ranking é extremamente satisfatório. Isso mostra que todo o investimento feito pela instituição, que sempre acreditou em nossos alunos-atletas, está sendo bem aproveitado, pois o esporte desempenha papel fundamental no desenvolvimento e na formação dos nossos acadêmicos, melhorando a saúde física e mental e fortalecendo os aspectos emocionais e sociais", ressaltou.
Com 253 pontos, a vice-campeã foi a Universidade Nilton Lins (Uninilton Lins) e, em seguida, com 239 pontos, a terceira colocação no ranking geral foi ocupada pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte).
Da mesma forma, a Universidade Nilton Lins também garantiu seu lugar a nível nacional ao conquistar o 16º lugar dentre todas as IES do Brasil no Troféu Eficiência - Professor Luizão, com 388 pontos.
Redes Sociais