Página inicial > Notícias Destaque > Estudante do Instituto de Computação participa de Estágio Acadêmico na República Tcheca

Publicado: Sexta, 03 de Janeiro de 2020, 12h25 | Última atualização em Sexta, 03 de Janeiro de 2020, 14h57 | Acessos: 2886

Gabriel Alves Saraiva ficará durante dois meses na Universidade de Tecnologia de Brno para desenvolver um software de aplicação de algoritmos para identificar doenças através da retina

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

O estudante do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Icomp/Ufam) Gabriel Alves Saraiva, 20 anos, participa, de 6  de janeiro a 6 de março de 2020, de um estágio Acadêmico na Universidade de Tecnologia de Brno, na República Tcheca.

O Programa de Estágio é coordenado pelo Instituto de Cooperação Acadêmica Tcheco-brasileiro (INCBAC). Na Universidade de Tecnologia de Brno, Gabriel participará de um projeto para desenvolver um programa de aplicação de algoritmos para identificar doenças através da retina. Diabetes, hipertensão, hemorragias e doenças intracranianas estão entre as doenças que podem ser identificadas desta forma.

“Ainda que não sejam doenças necessariamente no olho, são enfermidades que podem ser detectadas através da retina e a Universidade de Brno é uma referência nesses estudos dos quais terei a oportunidade de participar”, ressalta o aluno do sétimo período do curso de Ciência da Computação.

Representante da Região Norte

O estudante viaja no próximo domingo, 5. Ele soube do Estágio Acadêmico através do professor Alexandre Passito, que ministra a disciplina Redes de Computadores no Icomp. “O professor enviou um e-mail com o edital e a chamada para a inscrição no programa. Fiquei muito interessado, pois se trata de uma excelente oportunidade para alavancar minha carreira nessa área e, imediatamente, enviei meu currículo e uma carta explicando minha motivação para participar do programa e, até onde sei, só eu estou representando a Região Norte entre os selecionados”.

Expectativas

Gabriel comenta suas expectativas em relação ao Programa de Estágio. “O projeto começa na próxima segunda-feira, 6, mas já estou em contato com os professores da Universidade de Brno e percebo o quanto eles estão dispostos a me ajudar nessa área de inteligência artificial. São pesquisadores com vasta experiência na área e que trabalham em laboratórios voltados exatamente para essa área que, pelo que conheço, não há no Brasil. A Ufam está me ajudando com o pagamento da passagem e quero dizer que sou grato por essa oportunidade que a Universidade está me dando. Pretendo trazer todo o conhecimento que eu aprender lá na República Tcheca para minha Universidade, poder gerar inovações no Amazonas e colocar a Ufam em destaque na área de visão computacional” declarou o estudante, que ao final da jornada, deverá produzir um artigo e defendê-lo, aproximando a Ufam da Universidade de Brno.