Página inicial > Notícias Destaque > Calendário Acadêmico da Pesquisa e Pós-Graduação do próximo ano já está disponível

Publicado: Quinta, 26 de Dezembro de 2019, 13h13 | Última atualização em Sexta, 27 de Dezembro de 2019, 08h38 | Acessos: 6662

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom Ufam

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) publica, nesta quinta-feira, 26 de dezembro, o calendário acadêmico da Propesp para o ano de 2020, aprovado no Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da Ufam (Consepe). O calendário acadêmico da pesquisa e pós-graduação para o ano que vem será publicado, em sua íntegra, na página da Propesp.

Depois de passar pelo processo de construção e aprovação na Câmara de Pesquisa e Pós-graduação da Propesp (CPPG), formada por coordenadores dos PPGs, pelos diretores dos departamentos de Acompanhamento e Avaliação da Pós-graduação (DAV), Adriana Malheiros, e de Pesquisa (DP), Jamal Chaar, sob a coordenação da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam, professora Selma Baçal, o calendário foi aprovado e, em seguida, submetido ao Consepe, onde teve sua aprovação confirmada.

Os estudantes de pós-graduação, como também a comunidade acadêmica e geral, podem acessar o calendário acadêmico neste link.

"Nesse documento, vamos averiguar que constam todas as reuniões da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação ao longo de 2020, assim como as reuniões mensais do Fórum de Coordenadores dos PPGs. Da mesma forma, o calendário do Pibic, e os calendários do primeiro e do segundo semestres pertinentes a matrículas, trancamentos de matrículas e outras atividades de estudantes da pós-graduação stricto sensu. É uma forma de deixar a comunidade esclarecida sobre o nosso planejamento para o próximo ano, de modo que as Unidades também se planejem no mesmo sentido", explica a titular da Propesp, professora Selma Baçal.

A diretora do Departamento de Acompanhamento e Avaliação da Pós-Graduação da Propesp, Adriana Malheiros, lembrou que o calendário acadêmico para o ano que vem foi aprovado na última sessão do Consepe, no dia 16 de dezembro, em todos os pontos. Do ponto de vista da pós-graduação, o calendário prevê toda a programação dos PPGs a partir da aula inaugural, dos editais, dos eventos e o encerramento do ano letivo de 2020. “O calendário acadêmico segue o mesmo padrão do utilizado pela graduação, mas é específico para a pós-graduação. Nele constam todas as datas importantes da Pró-Reitoria, desde do início do ano letivo e o período de oferta de disciplinas até as datas das reuniões de fóruns de coordenadores de pós-graduação, as datas das reuniões da Câmara de Pesquisa e Pós-graduação (CPPG) e o treinamento de coordenadores para uso da plataforma Sucupira,  entre outras”, especifica a professora Adriana Malheiros.