Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Ufam e Prefeitura de Manaus firmam convênio para oferta de MBA em Gestão Pública
Início do conteúdo da página

Ufam e Prefeitura de Manaus firmam convênio para oferta de MBA em Gestão Pública

Publicado: Terça, 17 de Dezembro de 2019, 12h21 | Última atualização em Terça, 17 de Dezembro de 2019, 12h36 | Acessos: 3359

Por Ana Carla Santos
Equipe Ascom Ufam

*Com informações: SEMCOM

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, assinou, na última segunda-feira, 16, juntamente com o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, convênio para a realização de um MBA (Master of Business Administration) em Gestão Pública. A solenidade ocorreu na sede do governo municipal, situado no bairro Compensa, zona Oeste da cidade.

Pela Ufam, a iniciativa será executada por meio da Faculdade de Estudos Sociais (FES) e, por parte da Prefeitura, pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), onde as aulas serão ministradas. Inicialmente, serão ofertadas 45 vagas a servidores municipais, já no primeiro semestre de 2020. O diretor da FES, professor Jorge Campos, também participou da solenidade.

Durante a assinatura do convênio, o reitor destacou um pouco da história da Universidade, o que vai ao encontro da trajetória pessoal e de família do prefeito Arthur, cujo pai, Arthur Virgílio Filho, senador, dá nome ao Campus sede da Ufam. "Foi ele o responsável por fomentar a criação da primeira universidade pública e federal do Amazonas enquanto parlamentar no Senado Federal. É um legado inquestionável e muito importante em se tratando de desenvolvimento regional", considerou. 

Em seu discurso, o reitor falou ainda do quanto a Universidade Federal do Amazonas avançou e se fortaleceu nos últimos anos, referindo-se mais especificamente às três avaliações recentes do Ministério da Educação (MEC). "Saímos de conceitos 3 e alçamos a nota 4 na Educação a Distância, no Recredenciamento Institucional e, na semana passada, no Índice Geral de Cursos (IGC). Esses indicadores nos permitiram à Ufam ingressar num seleto universo de apenas 21% de instituições com conceito similar", enumerou. "Esses são resultados frutos do esforço de toda a nossa comunidade acadêmica, técnico-administrativos, professores e discentes”, reconheceu do gestor.

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto também se pronunciou. “Quanto mais pudermos fazer a especialização de nossos servidores, melhor será a qualidade do nosso serviço”, destacou. Para ele, a melhoria dos índices educacionais e o constante investimento na educação têm relação direta. 

Sobre o convênio com a Ufam, a parceria é 'sensacional'. "Vamos oferecer MBA aos servidores, o que é um grande complemento ao que a Espi vem fazendo para providenciar a melhoria dos nossos serviços”, ressaltou o prefeito da capital, evidenciando a parceria com a Ufam e sua ligação emocional com a instituição, por conta de seu pai, o senador Arthur Virgílio Filho.

Compondo a mesa da solenidade também falaram o secretário municipal de Administração, Planejamento e Gestão, Lucas Bandiera, e a diretora-geral da Espi, Stella Cirino. “Valorizar o servidor é uma coisa que o prefeito já demonstrou que gosta e sabe fazer. Nesse, percurso, fortalecer a escola do servidor é muito importante. Este é o primeiro curso de muitos que virão para que possamos ter servidores cada vez mais qualificados e, com isso, um serviço melhor”, disse o secretário.

A diretora-geral da Espi, Stella Cirino, lembrou que esse convênio está sendo idealizado desde 2016, quando foram estudados o plano de trabalho e a metodologia. “E quero informar, também, que já está sendo estudada na Câmara Municipal de Manaus uma modificação nos programas de socioinclusão da prefeitura. Queremos destinar 10% das vagas dos três programas aos servidores públicos”, adiantou.

registrado em:
Fim do conteúdo da página