Página inicial > Notícias Destaque > Docente do Instituto de Ciências Biológicas, Oscar Tadeu Ferreira da Costa defende Memorial Acadêmico nesta terça, 3

Publicado: Quinta, 28 de Novembro de 2019, 10h02 | Última atualização em Segunda, 02 de Dezembro de 2019, 09h23 | Acessos: 1801

Na manhã desta terça-feira, 3, às 9h, o professor Oscar Tadeu Ferreira da Costa, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas (ICB/Ufam), defende seu Memorial Acadêmico. A defesa, requisito essencial para ascender à classe de titular, ocorre no auditório Professor Altair Fernandes dos Santos, 3º andar, Bloco I do ICB, localizado no setor Sul do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho..

A comissão especial de avaliação, definida pela Portaria Nº 3.376, de 26 de novembro de 2019, é composta pelos professores Maria Cristina dos Santos (presidente), Eliana Feldberg (Inpa), Elizabeth Gusmão Affonso (Inpa) e Edsandra Campos Chagas (Embrapa). Como suplentes, contam a professora Izeni Pires Farias (Ufam) e o professor José Celso Oliveira Malta (Inpa).

Currículo e perfil acadêmico

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em 1990, mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em 1995, e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos/UFSCar, em 2001.

Atualmente é professor Associado IV da Ufam, onde responde pela disciplina Biologia Celular e Molecular, e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Imunologia Básica e Aplicada (PPGIBA), da Ufam, onde orienta e ministra a disciplina Morfologia Quantitativa. Tem experiência em Biologia Celular, Histologia e Fisiologia com ênfase em Biologia Respiratória.

A obtenção e a interpretação de dados quantitativos a partir da moderna estereologia é o principal foco de sua pesquisa, e o professor Oscar Tadeu orienta projetos envolvendo o papel de produtos naturais como alternativas no tratamento de doenças autoimunes.