Página inicial > Notícias Destaque > GCUB faz encerramento com assinatura de Protocolo de Acordo de Cooperação

GCUB faz encerramento com assinatura de Protocolo de Acordo de Cooperação

Publicado: Sexta, 01 de Novembro de 2019, 16h04 | Última atualização em Sexta, 01 de Novembro de 2019, 16h09 | Acessos: 1320

Para o evento, foram convocados 44 alunos dos cursos de Inglês, Francês e Espanhol da  Faculdade de Letras (Flet), os quais receberam treinamento sobre noções básicas de cerimonial, protocolo de evento internacional e articulação

A assinatura do Protocolo de Acordo de Cooperação entre as Universidades Federal do Amazonas (Ufam) e do Porto marcou o  encerramento das atividades da XII Assembleia Geral do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras e do XI Seminário Internacional do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, ocorrido no auditório Eulálio Chaves, localizado no setor Sul do Campus Universitário, entre os dias 28 e 31 de outubro de 2019.

Antes de dar encerramento às atividades do Grupo Coimbra, o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, relembrou que, durante a abertura do evento, havia mencionado que a internacionalização da Ufam começava a partir dali e que o conceito estabelecido deixou de ser apenas da Assessoria de Relações Internacionais e interinstitucionais, passando a ser de todas as equipes envolvidas na realização do evento. Na ocasião, o professor Sylvio Puga agradeceu em nome da titular da Arii, professora Leda Brasil, a todos os envolvidos (professores, técnico-administrativos e alunos) pela realização e pelo êxito do evento.

Durante um jantar de confraternização, quando o público participante ficou encantado com o ritmo do “Boi Bumba”, fez o reitor afirmar que a cena marcou um clima de unidade, concretizando a internacionalização da Universidade. Para tanto, o gestor Sylvio Puga disse ainda que a internacionalização jamais ocorre de maneira isolada, mas por meio da  parceria e por intermédio da cooperação, ambas tão necessárias ao desenvolvimento institucional. “É preciso trabalhar em parceria e cooperação, pois, quando vemos o registro dos acordos feitos ao longo do evento, esses dois alicerces são os mais importantes para que nós possamos avançar”, disse o reitor.

Nesse sentido, o reitor agradeceu ao Grupo Coimbra pela confiança emprestada à instituição. Segundo o entendimento dele, as dificuldades existem, mas a melhor maneira para enfrentá-las é superar os desafios, pois estes são permanentes. Ao final, o professor Sylvio Puga concedeu uma placa de agradecimento à presidente e à diretora executiva do Grupo Coimbra, professoras Myrian Thereza de Moura Serra e  Rossana Valéria de Souza e Silva, respectivamente, por confiarem na Ufam para sediar a XII Assembleia Geral do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras e o XI Seminário Internacional do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras neste ano.

A titular da Arii, professora Leda Brasil, agradeceu a todos que se deslocaram para o interior da Amazônia,dentro da floresta e de sua biodiversidade com o objetivo de discutir questões relacionadas à sustentabilidade e à Industria 4.0, assim como o caminhar ao longo deste ano e o próximo encontro. Para ela, as discussões não são um ponto de chegada, mas sim um lugar de partida, avaliando o quanto houve de crescimento e de avanço diante de inúmeras dificuldades impostas no caminho. Em seguida, a professora homenageou a todos os participantes que contribuíram, compartilharam e debateram questões relacionadas ao tema central do evento.

Assinatura

Na ocasião, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga e o reitor da  Universidade do Porto, professor António Sousa,  assinaram Protocolo de Acordo de Cooperação. Após esse ato, o reitor da Federal amazonense afirmou que o evento extrapolou as fronteiras o qual mobilizou a comunidade universitária com a certeza de que os frutos serão colhidos em médio e longo prazo. “Agradecendo a todos pela  confiança, afirmamos que a Ufam continua sempre de portas abertas para que possamos realizar outros eventos similares e sempre projetar o nome de nossa instituição”, completou.

A diretora executiva do Grupo Coimbra, professora  Rossana Valéria de Souza e Silva, agradeceu a Universidade por ter aceitado o desafio desta edição, a qual, sem ter a ideia das inúmeras dificuldades que as universidades brasileiras sofreriam com as modificações impressas na política e que afetaram diretamente o ensino superior, soube honrar o seu compromisso com maestria. “A Universidade Federal do Amazonas soube honrar o compromisso assumido em Budapeste, empenhando-se muito e cada vez mais quando visitávamos locais do evento, percebia-se que ninguém   falava de crise, e sim de solução”, afirmou a diretora executiva que disse que com a certeza da realização de um trabalho conjunto, com compromissos honrados e cumpridos.

Monitoria voluntária

Foram convocados 44 alunos dos cursos de Inglês, Francês e Espanhol da  Faculdade de Letras (Flet), os quais receberam treinamento como noções básicas de cerimonial, protocolo de evento internacional e articulação. Os monitores voluntários puderam colocar em prática todo conhecimento adquirido em sala de aula, e ainda puderam interagir com outras culturas.