Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > HUGV recebe homenagem pelos seus 60 anos de fundação
Início do conteúdo da página

HUGV recebe homenagem pelos seus 60 anos de fundação

Publicado: Segunda, 09 de Junho de 2025, 09h52 | Última atualização em Segunda, 09 de Junho de 2025, 09h53 | Acessos: 267

Na mesma solenidade, a Ufam, instituição a que o HUGV é vinculada, também recebeu reconhecimento pelos deputados estaduais propositores: Alessandra Campelo, Roberto Cidade e Sinésio Campos

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) participou e também foi homenageada na Sessão Especial que celebrou os 60 anos de fundação do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), órgão vinculado à Ufam e administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A solenidade se deu por propositura dos deputados estaduais Roberto Cidade, Alessandra Campelo e deputado Sinésio Campos, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, no plenário Ruy Araújo. Autoridades, profissionais da saúde, gestores, docentes e servidores que fazem parte da trajetória do hospital universitário prestigiaram a cerimônia que também foi transmitida.

Representando a Universidade Federal do Amazonas, o reitor Sylvio Puga compôs a mesa da cerimônia ao lado do superintendente do HUGV/Ebserh, professor e médico Juscimar Carneiro Nunes, que destacou a importância do hospital tanto para a assistência à saúde quanto para a formação de recursos humanos no Estado.

“O HUGV/Ebserh representa uma base estruturante da saúde pública no Amazonas. Somos referência na região Norte em média e alta complexidades, em diversos procedimentos especializados, e, acima de tudo, somos um centro formador de excelência. Este reconhecimento da Aleam é um tributo a todos que ajudaram a construir essa história”, afirmou o superintendente.

O reitor, professor Sylvio Puga, usou como referência, em seu pronunciamento, o livro dos 100 anos da Ufam, que conta cronologicamente, o decorrer histórico da admissão do HU à Universidade e a responsabilidade social e histórica do órgão na saúde pública do Estado. 

"O Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) passou a ser oficialmente vinculado à Universidade Federal do Amazonas (Ufam) durante a gestão do reitor Ely Barbosa de Oliveira, que esteve à frente da Ufam - antiga UA - entre 1970 e 1974. Numa iniciativa visionária, como resultado disso, tivemos as primeiras residências no nosso hospital que foram lastro para os próximos médicos residentes, em diversas áreas", lembrou o reitor. 

Por fim, o reitor parabenizou os homenageados presentes, os que não puderam comparecer e aos que in memoriam, contribuíram com o soerguimento do HU. 

Durante a sessão, a deputada Alessandra Campelo, que presidiu os trabalhos, ressaltou a excelência do hospital, reconhecendo seu papel fundamental no cuidado com a população e na formação acadêmica na área da saúde.

“O HUGV é uma referência para o nosso estado. Quando pensamos no Getúlio Vargas, pensamos em medicina de excelência. A Ufam tem muito a se orgulhar dessa instituição”, declarou a parlamentar.

O deputado Sinésio Campos também prestou homenagem ao corpo médico e docente do hospital, lembrando que “mais do que formar médicos, o HUGV forma consciências comprometidas com o bem-estar coletivo”.

À mesa do evento também estiveram o coordenador de Gestão da Ebserh, Aristides Vitorino; o diretor de Saúde da Aleam, Arnoldo Andrade; o reitor da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), Euler Ribeiro; a conselheira e segunda secretária do Conselho Regional de Medicina do Amazonas (Cremam), Carla Cristina Silva; e a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Tatiana Costa Amorim Ramos.

A homenagem marca não apenas o reconhecimento institucional do HUGV pela sua trajetória de seis décadas, mas também reafirma o compromisso da Ufam com a saúde pública, o ensino, a pesquisa e a formação de profissionais comprometidos com o desenvolvimento da região amazônica.

registrado em:
Fim do conteúdo da página