Ufam, COB e Galeria RGM assinam termo de cooperação para divulgação de acervo com mais de 10 mil peças
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) assinou na quinta-feira, 10, um Termo de Cooperação Técnica com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e o Instituto Cultural Galeria Olímpica Roberto Gesta de Melo (Galeria RGM) para a divulgação do museu com peças de Roberto Gesta, que está situado na Arena da Amazônia. O ato de assinatura ocorreu durante a visita do presidente do COB, Marcos Laporta, a Manaus.
O acervo da Galeria RGM tem mais de 10 mil peças, algumas de extrema raridade. Desde fragmento de calcário do Antigo Reino do Egito, de mais de 4.000 anos, ânforas da Grécia e Etrúria de cerca de 500 a.C, até medalhas, pôsteres, selos e outros itens de Jogos Olímpicos da Era Moderna. Os livros, objetos olímpicos e muitas relíquias estão à disposição da visita pública.
O dono é o amazonense Roberto Gesta de Melo. A história de Gesta no esporte começou justamente na UFAM. Como acadêmico da primeira turma da Educação Física, ele foi presidente da Federação Amazonense Universitária de Desporto (FAUD). Depois comandou as federações estaduais de Vôlei, Tênis de Mesa e Atletismo, em ocasiões diferentes, chegando à presidência da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
“É fundamental para que esse Museu sirva, realmente, a sociedade amazonense e também para os estrangeiros, no sentido de divulgar os ideais dos alunos. E eu fico muito grato ao reitor Silvio, que desde o primeiro momento tem dado toda a sua contribuição, toda a importância a esse movimento. Desejamos que o corpo docente da Universidade do Amazonas e ao público geral, essa oportunidade de ter o reconhecimento do Comitê Olímpico Brasileiro”, disse Roberto.
O reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, pontuou o quanto o Termo pode agregar no âmbito universitário. “A Universidade faz uma parceria com o Museu para que também os alunos de graduação, de pós-graduação, das mais diversas áreas, possam interagir com o Museu e também fazer com que ele seja difundido, não só no âmbito de Manaus ou do Amazonas, mas também em outras áreas. Quero parabenizar o doutor Roberto Gesta, que colocou esse acervo particular à disposição da sociedade e com certeza ganhamos todos nós”, ressaltou.
Visita ilustre
Em breve visita à capital amazonense, Marco La Porta, presidente do COB, acompanhou as assinaturas e, após, reuniu-se com o titular da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira.
“Os objetivos da nossa gestão é divulgar cada vez mais o movimento olímpico. O que a gente fala no nosso discurso, juntos por uma nação esportiva, é dá cada vez mais a parcela da população que não conhece, que não tem acesso à história olímpica, aos nossos atletas, aos esportes, conheço um pouquinho disso. Nada melhor do que um museu para contar um pouquinho da história, né! Eu não podia deixar de entender como é que funciona e ver como que isso se encaixa na nossa proposta”, comentou Marco.
O encontro é o primeiro de uma agenda que está sendo elaborada entre as partes. Os dias e horários de visitação ao museu ainda serão divulgados.
*Com informações de Lane Azevedo (ACritica.com) e foto de Daniel Brandão.
Redes Sociais