Embaixador da Itália é recebido pelo reitor para prospectar novas parcerias entre aquele País e a Ufam
Na manhã desta quinta-feira, 10 de abril, o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, recebeu a visita de uma delegação diplomática da República da Itália. O embaixador italiano, Alessandro Cortese, e o cônsul honorário da Itália em Manaus, Mario Robustelli, conheceram o campus sede da Instituição e participaram de um encontro onde se discutiu sobre a continuidade do processo de colaboração mútua entre aquele País e a Ufam.
É importante mencionar o histórico de cooperação entre o Brasil e a Itália, um dos motivadores para o encontro ocorrido . Segundo o reitor, ao receber os representantes diplomáticos do País europeu, esta Universidade amazônica avança ainda mais no seu projeto institucional para ampliar e fortalecer suas estratégias de internacionalização.
Além do reitor, no papel de anfitrião, e da titular da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII), professora Artemis Soares, os representantes diplomáticos também foram recepcionados por um grupo de gestores e pesquisadores cujos interesses acadêmicos e investigativos se coadunam com as propostas de parcerias a serem prospectadas daqui em diante. São eles: professora Karla de Jesus, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação; professora Verçulina Firmino dos Santos, da ARII; professor Álvaro Cury, da Faculdade de Odontologia (FAO); professora Cristiane Teixeira, da ARII; professor Carlos Augusto da Silva, do Museu Amazônico; professor Helder Amorim, do Departamento de Design e Expressão Gráfica do curso de Design (FT); professor Marcos Marques da Silva Paula, do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM); professor Agno Nonato Serrão Acioli, do Programa de Pós-Graduação em Agronomia Tropical (PPGATR); e professora Conceição Maria Guedes Crossara, do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia (PPGRACI).
Histórico de parcerias
Conforme o teor do convite para a reunião, manter uma assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais diretamente ligada à estrutura da Reitoria é um demonstrativo da “[...] especial relevância no atual cenário nacional que elegeu a internacionalização das universidades brasileiras como ferramenta estratégica no processo de formação acadêmica superior”.
De fato, se trata de um passo que ajudará a consolidar uma atuação mútua em iniciativas nas diversas áreas, considerando a vocação da Ufam e as demandas de sua comunidade universitária, de um lado, e as expectativas da República da Itália, por meio de sua embaixada, acerca da realização de projetos de seu interesse, de outro. Para citar apenas uma das área de interesse, a título exemplificativo, tem-se a Itália como o berço de realizações que moldaram a arte e a cultura mundiais.
Redes Sociais