Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Ufam realiza I Workshop de Treinamento em Videolaparoscopia para residentes em cirurgia
Início do conteúdo da página

Ufam realiza I Workshop de Treinamento em Videolaparoscopia para residentes em cirurgia

Publicado: Quarta, 09 de Outubro de 2019, 13h35 | Última atualização em Quarta, 09 de Outubro de 2019, 15h21 | Acessos: 1837

Trinta e um residentes em Cirurgia participaram da primeira edição do o Workshop de Treinamento em Videolaparoscopia promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Cirurgia (PPGRACI) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A qualificação foi ministrada pelo médico Alexandre Bertoncini, mentor da Johnson & Johnson, e aconteceu nos dias primeiro e 2 de outubro, no Centro de Pesquisa em Saúde.
Aos residentes, de diferentes anos de formação, foram apresentados técnicas de manuseio de instrumentos laparoscópicos e a sensação háptica de apreender objetos e estruturas com a ponta de instrumentos comandados à distância. Conheceram também as diferentes formas de aplicação de pontos cirúrgicos e de como proceder a suturas intracavitárias, tudo em uma caixa de treinamento que simula a cavidade abdominal. Todos tiveram a oportunidade de experimentar aplicação de grampeadores cirúrgicos e secção de tecidos com pinças de diatermia bipolar e de corte e selamento ultrassônico, com instrumentos de ponta no que diz respeito a inovação tecnológica.
De acordo com o coordenador do Workshop, professor Ivan Tramujas, a atividade serve de protótipo para a criação de Centro Educacional de Inovações Médicas em Manaus. “O Workshop faz parte do projeto científico-tecnológico em desenvolvimento ‘Centro Educacional de Difusão de Inovações Médicas em Manaus: Heurística de Implementação’, ligado ao PPGRACI. A ideia é oferecer soluções de treinamento na área da cirurgia para profissionais e aprendizes em Manaus, sendo a Ufam seu polo iniciador e propagador”, explicou o docente.
O projeto consta de uma pesquisa-ação voltada para conduzir planejamento estratégico visando a criação em Manaus de um centro educacional de treinamento continuado em procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos e a de difusão de inovações médicas de ponta.


Alexandre Bertoncini


Preceptor da Johnson & Johnson, é médico formado pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em cirurgia do aparelho digestivo no Hospital de Clínicas e especialista em coloproctologia. É doutorando em cirurgia pela USP, com tese em desenvolvimento em endometriose profunda com comprometimento intestinal. Percorre o Brasil ensinando sobre técnicas de grampeamento cirúrgico e emprego de diferentes formas de energia em cirurgia, como diatermia monopolar e bipolar e energia ultrassônica. Ensina também sobre a utilização correta de diferentes tipos de fios cirúrgicos para suturas em operações abdominais e torácicas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página