Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Política de Gestão de Processos da Ufam é aprovada pelo Consad
Início do conteúdo da página

Política de Gestão de Processos da Ufam é aprovada pelo Consad

Publicado: Sexta, 21 de Março de 2025, 09h58 | Última atualização em Sexta, 21 de Março de 2025, 10h27 | Acessos: 252

Ratificada pela Resolução n. 012/2025, PGP baseia-se em eficiência, inovação e garantia do padrão de qualidade para assegurar mais eficácia e transparência na prestação dos serviços

Com o objetivo de aprimorar a eficiência institucional e avançar no processo de modernização administrativa no âmbito da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a Política de Gestão de Processos foi aprovada pelo Conselho de Administração (Consad). A aprovação do documento deu-se por meio da Resolução n. 012/2025, durante a reunião do colegiado ocorrida no dia 11 de março. 

Acesse aqui o conteúdo na íntegra.

Elaborada pelo Departamento de Estruturação e Processos Institucionais (Depi), da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), a iniciativa visa à padronização dos processos de trabalho nos diversos setores da Universidade. A Política estabelece diretrizes, conceitos e metodologias para estruturar e padronizar esses processos institucionais. Como resultado, promove uma maior organização e aperfeiçoa fluxos internos.

A Política nasce do imperativo de alinhar as ações da Universidade a um conjunto de normas que norteiam a governança no âmbito da administração publica federal, notadamente no campo da educação superior. Ela está fundamentada em pilares como eficiência organizacional, inovação e garantia do padrão de qualidade a ser perseguido, conforme lista a Resolução do Consad que garantiu a sua inclusão no conjunto normativo da Instituição.

Desse rol, pode-se destacar, como a norma externa mais recente, o Decreto n. 9.739/2019, o qual estabelece medidas de eficiência organizacional com vistas a aprimorar a administração pública federal direta, autárquica e fundacional, trazendo disposições sobre concursos públicos e a respeito do Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal (Siorg). Internamente, o art. 5º, inciso X, do Estatuto da Ufam é considerado para a aprovação da Política, pois ele prevê que “a Universidade se organizará com o princípio da garantia de padrão de qualidade”, indo ao encontro do que preconiza o novo documento.

Gestão eficiente & transparência

O art. 1º da Política traz a sua definição como “o conjunto de iniciativas destinadas a identificar, mapear, priorizar, modelar, aprimorar e avaliar os processos de unidades e subunidades”. A aplicação eficaz dos recursos disponíveis, a redução dos custos e a melhoria na gestão do tempo são alguns dos ganhos esperados em decorrência de se concretizar essa nova Política. Segundo apontado em nota, na página da Proplan, sua implantação se traduz em mais eficiência e mais transparência na execução das atividades institucionais.

Já no art. 2º, estão elencadas as finalidades da PGP, distribuídas nestes cinco incisos: I –Determinar diretrizes para os Processos Institucionais; II – Promover a Cultura de Processos na Ufam; III – Fomentar boas práticas de governança e gestão; IV – Padronizar os processos de unidades e subunidades; e V – Aperfeiçoar procedimentos institucionais.

O item Gestão de Processos, disposto no Capítulo V da referida Política, será implementado em um conjunto de etapas. Essas etapas dividem-se em Mapeamento, Priorização, Modelagem, Melhoria e Avaliação. Para alcançar os objetivos em cada fase, serão realizados levantamentos, diagnósticos, reuniões e aplicação de questionários, por exemplo.  Além disso, serão empregados softwares/plataformas de gerenciamento de trabalho, técnicas de monitoramento e avaliação de indicadores de desempenho, instrumentos de modelagem (com base do SEI e em fluxogramas), redesenho de rotinas, entre outros. Todas essas iniciativas têm como fio condutor o objetivo principal de aprimorar a qualidade dos serviços desempenhados.

Conforme publicação na página Pró-Reitoria responsável por elaborar e acompanhar a aplicação desse documento, “ao fortalecer esse eixo relativo à condução cada vez mais eficaz em seus fluxos de trabalho, a Universidade assegura mais agilidade, qualidade e transparência na prestação de serviços, reafirmando seu compromisso com a excelência na gestão pública”.  “Essa iniciativa representa um passo significativo na busca por melhorias contínuas, beneficiando toda a comunidade acadêmica e administrativa”, conclui a nota.

registrado em:
Fim do conteúdo da página