Ufam revisa objetivos e metas que comporão os 12 eixos do seu Plano de Desenvolvimento Institucional para o próximo quinquênio
Metodologia de revisão, aprovada por unanimidade no Conselho de Administração, é aplicada ao longo desta etapa 11, na qual estão previstas 12 reuniões até o dia 24 de abril
Revisão: Rozana Soares, equipe Ascom
Na manhã desta terça-feira, 18, teve início a etapa de revisão dos objetivos e metas traçados para cada um dos eixos componentes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o qual terá vigência entre os anos de 2026 e 2030. Os trabalhos foram abertos pelo reitor, professor Sylvio Puga, e conduzidos por uma comissão específica, composta por servidores da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan). Com participantes nas modalidades presencial e on-line, este primeiro encontro atualiza o eixo temático ‘Planejamento e Gestão’.
Acompanhe a execução das 13 etapas de construção do novo Plano na página da Proplan.
Ao todo, o PDI 2026-2030 está dividido nos seguintes eixos: 1) Planejamento e Gestão; 2) Governança; 3) Gestão de Pessoas; 4) Sustentabilidade; 5) Infraestrutura Física; 6) Comunicação Institucional; 7) Tecnologia da Informação; 8) Ensino de Graduação; 9) Pesquisa e Pós-Graduação; 10) Extensão; 11) Inovação; e 12) Assistência Estudantil. Considerando a centralidade de cada tema, o reitor mencionou a importância da participação dos diferentes segmentos da Universidade no processo de construção desse documento. “É fundamental, tendo em vista haver demandas de toda ordem, de técnico-administrativos, docentes e discentes. Esse documento, como síntese, busca harmonizar todas essas questões, referentes, por exemplo, a infraestrutura, pessoal, orçamento... enfim, tudo aquilo que compõe a execução das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação”, afirmou o reitor.
Segundo esclareceu ele, esse é um documento solicitado pelo próprio Ministério da Educação (MEC) de todas as instituições e que, atualmente, tem enfoque no planejamento quinquenal. “A Universidade trabalhou seu PDI para um decênio, mas houve uma mudança na legislação, e agora será quinquenal. Isso é melhor, porque, ao longo de cinco anos, muita coisa muda no País, na educação. E nós estamos trabalhando a partir de uma metodologia que já foi aprovada no Consad [Conselho de Administração] por unanimidade. Neste momento, este grupo inicia o cronograma de revisão, para que, no dia 1º de janeiro de 2026, tenhamos um PDI atualizado e condizente com a atual realidade da Ufam”, ressaltou o professor Sylvio Puga.
Método e resultados
Ao abrir os trabalhos, a pró-reitora em exercício e diretora do Departamento de Orçamento da Proplan, Alice Gomes Guimarães Areque, afirmou que o PDI é um documento inovador produzido pela Instituição, e que norteia o seu conjunto de ações, razão que o torna estratégico para toda a comunidade universitária. A fala vai ao encontro do que sustentou o reitor, em seu pronunciamento: “Todas as demandas passam pela questão orçamentária, então, é necessário que isso esteja claro, na definição do PDI. Se há necessidade de se construir um prédio novo, precisamos apontar de onde virão os recursos necessários para essa obra, se será uma emenda parlamentar, será um TED, serão recursos privados. Tudo isso deve ficar bastante claro, porque é isso que facilita o planejamento ao longo dos anos”.
A metodologia aplicada consiste em 13 etapas, das quais dez foram concluídas. “Durante a etapa sete, realizamos reuniões temáticas para cada eixo, quando foram traçados objetivos, metas e indicadores para os 12 eixos temáticos. No entanto, a própria metodologia prevê um momento de revisão daquilo que foi definido ali naquela etapa sete. Agora nós estamos iniciando a etapa 11, chamada de consolidação”, explicou a TAE Mara Rosália Silva, administradora vinculada ao Departamento de Planejamento Estratégico da Proplan.
Segundo ela, a comissão do grupo revisor é a responsável por providenciar a revisão desses objetivos e metas. “Basicamente, funciona assim: nós lemos, para cada eixo, os objetivos e metas traçados, ao mesmo tempo, em que os participantes anotam seus destaques; em seguida, abrimos para as discussões e os ajustes no próprio documento (aberto em forma de planilha). Fazemos isso conforme o resultado de uma votação, na cada qual se manifesta como ‘favorável’, ‘não favorável’, abstenção’. É importante salientar que a aprovação é para atualizar o eixo todo. Hoje (17), estamos tratando do eixo Planejamento e Gestão”, completou a administradora e uma das integrantes da comissão revisora.
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