Universidade entrega quase 70 pedagogos em outorga de grau da Faced
Na noite de quarta-feira, 12 de março, um total de 69 formandos receberam o grau de licenciados em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A solenidade foi presidida pelo reitor, professor Sylvio Puga; e a mesa de honra contou com a presença do diretor da Faculdade de Educação (Faced), professor Cláudio Gomes da Victoria, do paraninfo, professor Jonatha Daniel dos Santos, e de docentes homenageados pela turma. A cerimônia de entrega dos novos pedagogos à sociedade amazonense foi prestigiada por familiares, amigos e mestres, no no auditório Eulálio Chaves, no setor Sul do campus Sede.
Como tem feito neste ciclo de formaturas, o reitor da Ufam destacou a importância da “marca Ufam” no diploma que os egressos levarão ao longo da trajetória profissional. Ele discursou: “É o trabalho coletivo que traz resultados como aqueles conquistados no último ciclo avaliativo de cursos do MEC [Ministério da Educação], no qual a Pedagogia obteve a nota máxima, assim como a formação de professores indígenas da Faced. Vocês tiveram grandes momentos de resiliência para chegar até aqui, mas a nossa base é sólida, e essa turma sai com todas as ferramentas para enfrentar o mercado de trabalho. A marca da Ufam está gravada em cada um de vocês”. O reitor lembrou ainda dos resultados gerais da Universidade, como os seus 1.300 doutores e a nota 4 no IGC [Índice Geral de Cursos], atributos esses que trazem uma responsabilidade a mais e uma forte demanda social pelos egressos da Ufam, em todos os seus cursos.
Diretor da Faced, o professor Cláudio Gomes da Vitória enalteceu aquele momento especial dos egressos. “Gostaria de pedir a cada um de vocês que sempre defendam a universidade pública, porque ela carrega um pouco de vocês e vocês levam um pouco dela. A Faculdade de Educação está de portas abertas também no mestrado e no doutorado. E vejam: a nossa graduação para a formação de professores indígenas, assim como o curso de pedagogia, também conquistou a nota cinco na avaliação do MEC, o que muito nos orgulha. Que este dia seja um pontapé inicial para novas aventuras. Viva a universidade pública! Vivam os pedagogos! Viva a Faced!”, comemorou o diretor.
Oradores da noite
Oradora da turma, a egressa Giovanna Gomes da Silva Almeida começou agradecendo aos colegas por tê-la escolhido para essa função na turma que ingressou em 2020. A pedagoga falou sobre como os então calouros atravessaram a pandemia de covid-19 - e tudo o que ela trouxe de desafios. “Nós fomos polidos e trabalhados no fogo para nos tornar, hoje, pedras preciosas”, disse ela. A jovem resgatou uma famosa frase de Lavoisier, reforçando que “nada se cria, tudo se transforma”. Esse foi exatamente o processo pelo qual passaram os profissionais da turma, como recordou a oradora, ao agradecer o conhecimento e o exemplo dados pelos mestres, a força encontrada nos familiares e as oportunidades que tiveram nesta Universidade pública, instituição com a qual muitos egressos contaram para receber incentivos e bolsas para alcançar o sonho de se tornarem pedagogos.
Logo após o discurso da oradora, a egressa Letícia Carvalho prestou uma homenagem preparada pela turma para a professora Évila Cristina, e que foi materializada por um buquê de flores. “Obrigada, professora Evila, por direcionar a nossa jornada acadêmica através de caminhos leves, mas que nos levaram a conhecer e a refletir sobre as políticas públicas e o respeito à democracia”, disse Letícia.
Paraninfo, o professor Jonatha Daniel dos Santos leciona matemática para o curso de Pedagogia. Ele iniciou agradecendo pela homenagem e destacou o processo de formação dos jovens, construído a partir de aulas, debates e até conversas informais. “Estou muito grato por ver os familiares felizes e orgulhosos pela conquista de vocês hoje. Expresso, neste momento, meu respeito e minha admiração pelo indispensável apoio dado aos seus até a realização desse sonho”, disse. Ele também comemorou com os egressos um dos resultados conquistados pelo curso: “Juntos, docentes, discentes e técnicos, conquistamos a nota máxima na avaliação do MEC em 2024. Desejo que esta profissão traga os benefícios que tanto almejam, porque esta não é uma missão, é uma profissional; e todos devemos ser valorizados e respeitados pelo nosso trabalho”. Por fim, o paraninfo frisou que a escola, onde os agora colegas atuarão, é um importante espaço de lutas em busca de respeito, dignidade, diálogo e construção de identidades, dentre outros valores.
Lista de egressos
Redes Sociais