Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Em Parintins, Ufam outorga grau a 79 profissionais de sete cursos
Início do conteúdo da página

Em Parintins, Ufam outorga grau a 79 profissionais de sete cursos

Publicado: Sexta, 07 de Fevereiro de 2025, 09h46 | Última atualização em Sexta, 07 de Fevereiro de 2025, 12h03 | Acessos: 486

Revisão: Rozana Soares, equipe Ascom

Na última quinta-feira, 6 de fevereiro, o Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (ICSEZ/Ufam) realizou a solenidade de entrega de 79 profissionais dos cursos de Administração, Artes Visuais, Educação Física, Jornalismo, Pedagogia, Serviço Social e Zootecnia. A cerimônia de outorga, marcada pelo expressivo número de mulheres em todas as turmas e pela diversidade, foi presidida pelo reitor, professor Sylvio Puga, e ocorreu no salão da Primeira Igreja Batista de Parintins, sendo prestigiada por familiares, amigos e familiares ex-docentes dos formandos.

Ao presidir esta que encerra o ciclo de colações de grau nas Unidades Acadêmicas fora da sede, o reitor da Ufam enfatizou o prestígio que a Ufam carrega no Amazonas e em todo o País. “O reconhecimento da nossa missão institucional vem em muitos momentos. Por exemplo, a Ufam participou de atividades durante a visita da ministra da Saúde [Nísia Trindade] à cidade de Manaus, e isso demonstra que estamos cumprindo o nosso papel com muita credibilidade - a mesma Instituição que entrega hoje a todos vocês o diploma de graduação. Então, vocês nunca duvidem disto:  – A Universidade Federal do Amazonas é sim a melhor universidade do nosso estado”, declarou o professor Sylvio Puga no discurso que encerrou as solenidades de outorga de grau nos cinco campi do interior.

Diretora do Instituto, a professora Sandra Helena da Silva falou sobretudo do sentimento de gratidão àqueles que têm trabalhado para consolidar o campus de Parintins desde 2006. “Todos estão aqui atuando com muito compromisso, com muita qualidade, tanto docentes quanto técnico-administrativos, para promover a formação de vocês. Os que virão depois terão a oportunidade de usufruir dos resultados de lutas estudantis travadas por vocês em prol desta Instituição. Nós precisamos de vocês, agora como egressos, para continuar esse movimento de luta pelo nosso Instituto. A Universidade só acontece porque vocês estão aqui”, disse a gestora, em tom emocionado. “O mundo real é de lutas, e contamos com todas as parcerias possíveis para fortalecer a Ufam, na graduação, na pós-graduação e em todas as frentes onde atuamos”, acrescentou. Por fim, ela agradeceu aos familiares, por confiarem os seus à Ufam.

A coordenadora acadêmica do ICSEZ e também paraninfa da turma de egressos de Artes Visuais, professora Fernanda Priscila Alves da Silva, destacou a importância das histórias construídas até aquele momento. “Nesta colação de hoje, vemos muita representatividade:  indígenas, mães solo, pessoas trans, turmas formadas majoritariamente por mulheres”, disse. “Quatro pessoas me ajudaram a compor a mensagem final:  a primeira delas me ajudou a reforçar nesta noite o quanto é fundamental a presença da universidade pública no interior do Amazonas; a segunda fala das dificuldades de uma mãe solo para entender que sua filha, hoje egressa da Ufam, queria ir além, e ser exemplo para o filho - há nessa história três gerações envolvidas; a terceira pessoa falou de seu pai, um homem que acredita da educação, que atravessou o rio e veio de longe para ver a filha colar grau; por fim, a quarta pessoa foi é jovem agora formado. Ele me disse: – Isto aqui é conquista nossa!”. “Certamente esta é uma conquista coletiva, e a casa vai estar aberta para vocês”, arrematou a docente Fernanda da Silva, ao motivar os agora profissionais.

Oradores da noite

Paraninfo da turma de Jornalismo, o professor Helder Ronan de Souza Mourão, foi o responsável por concatenar em um único discurso as mensagens para os 79 egressos dos sete cursos, dirigindo uma palavra especial a cada turma. O docente exemplificou os vários modos como os agora profissionais poderão contribuir para tornar a sociedade mais desenvolvida, indo além da capacidade técnica para lastrear seus fazeres na ética e no respeito. “Nestes quase 20 anos de ICSEZ, é sempre um grande orgulho entregar profissionais à sociedade. Sabemos que, hoje, muitos de vocês estão concretizando o sonho que os pais e os avós não puderam realizar”, pontuou o professor Helder Mourão.

Por fim, dirigindo-se a todos os colegas formados, Adria Monique Santarém Porto foi a escolhida para ser a oradora de todas as turmas. “Hoje é o dia de vestirmos o nosso melhor sorriso e celebrar junto dos que amamos. Que as amizades aqui construídas sejam levadas para o resto das nossas vidas. E hoje vamos celebrar a vitória!”, afirmou a jovem. Em seguida, dedicou uma mensagem especial a cada uma das turmas, valorizando a importância das profissões que a Ufam forma no ICSEZ. Por fim, a egressa elencou as oportunidades que apenas uma universidade pública como a Ufam pode oferecer aos seus estudantes: “Além do ensino, que é realizado a partir de uma consistente qualificação dos docentes, pudemos ainda nos dedicar à pesquisa e à extensão; e tivemos acesso a políticas de assistência durante essa trajetória”.

A seguir, listamos os nomes dos formandos por turma, indicando ainda os docentes escolhidos para serem paraninfos(as), patronos(nesses) e homenageados(as). Confira:

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página