Ufam estreita parceria com o Comando Militar da Amazônia (CMA)
Revisão: Rozana Soares, equipe Ascom
Fortalecer a parceria com o Comando Militar da Amazônia (CMA) foi o objetivo da visita da comitiva da Ufam, liderada pelo reitor Sylvio Puga ao órgão. O encontro ocorreu na segunda-feira, 3, na sede do CMA. Além do professor Puga, participaram do evento, o ex-reitor, professor Hidembergue Frota, o diretor do Instituto de Computação (Icomp), professor José Luiz de Sousa Pio e 12 pesquisadores do Icomp.
Recepcionados pelo General Costa Neves, os presentes abordaram a importância da consolidação da parceria entre a Universidade e o CMA em áreas de tecnologia e geopolítica, consideradas cruciais para o futuro da Amazônia e do Brasil.
“Em 2024, foi assinado um convênio no formato de um protocolo de intenções entre o Comando Militar da Amazônia e a Ufam concomitante com o estabelecimento de parcerias no desenvolvimento de pesquisas científicas nas áreas de Inteligência Artificial, Robótica Inteligente e Computação Quântica entre o Instituto de Computação da Ufam (Icomp) e o Instituto Militar de Engenharia (IME). Essa ação é um dos desdobramentos desse convênio, a partir desse encontro serão desenvolvidos projetos em parceria com o Exército em áreas como telemedicina, sistemas de simulação, wargames, desenvolvimento de sistemas críticos, teste de software, entre outros”, informa o professor José Luiz Pio.
No dia 30 de janeiro, outra equipe do Icomp visitou o Forte Caxias, o Quartel General do Exército, em Brasília, para participar do seminário “Intercâmbio de Conhecimentos e Estudo de Trabalhos em Parceria”. Os pesquisadores também foram recebidos pelo General de Exército Furlan e pelo General de Divisão Wolski, respectivamente chefe e subchefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT).
Parceria Energética
Na tarde do mesmo dia, o Comandante Militar da Amazônia recebeu o professor Rubem César Rodrigues Souza, diretor do Centro de Desenvolvimento Energético Amazônico (CDEAM) e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Planejamento Energético (SBPE). O encontro teve como pauta principal a discussão de soluções para promover a eficiência energética na Amazônia, através de uma parceria entre o Exército Brasileiro e a comunidade acadêmica.
“Tomando como referência o Programa de Gestão Energética da Ufam, instituído no ano passado, a pauta da reunião foi avaliar o interesse do CMA em adotar prática semelhante e, para tal, o CDEAM dará o apoio na construção do programa. Assim, a Ufam, além de adotar uma prática pioneira no Brasil no âmbito de instituições de ensino, transferirá esse conhecimento para outras instituições, fazendo com que os resultados transcendam os muros da Universidade e atinjam toda a Amazônia”, expôs o professor Rubem César Souza. “A proposta foi prontamente aceita e, na terça-feira, as atividades já foram iniciadas com o comandante do 2º Grupamento de Engenharia, General Bazi”, completou.
*Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação do CMA.
Redes Sociais