Página inicial > Notícias Destaque > FCA apresenta pesquisas na principal feira do setor primário no Estado

FCA apresenta pesquisas na principal feira do setor primário no Estado

Publicado: Sexta, 04 de Outubro de 2019, 14h52 | Última atualização em Sexta, 04 de Outubro de 2019, 16h23 | Acessos: 1980

De 3 a 6 de outubro, a Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) apresenta projetos com foco no crescimento do setor primário na 41ª edição da Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro). O evento, que é aberto ao público, ocorre na área externa do Centro Universitário Nilton Lins, nº 3.259, Parque das Laranjeiras.

Durante os quatro dias da exposição, a FCA apresenta pesquisas desenvolvidas por professores e estudantes dos cursos de Agronomia, Zootecnia e Engenharia de Pesca. De acordo com uma das organizadoras do estande da FCA, professora Roseane Oliveira, o evento é uma oportunidade de mostrar para a sociedade o quanto a Ufam produz, em conhecimento, para o desenvolvimento do setor primário do Estado e da região. “Temos um portfólio bem interessante de trabalhos científicos que foram realizados pela FCA, são pesquisas aplicadas para o setor primário do Estado”, conta a organizadora.

“A Expoagro mostra a importância da Ufam, pois temos os nossos egressos como produtores, participantes das entidades, temos os nossos alunos apresentando as pesquisas, tudo para o fortalecimento do setor primário. Como estamos na Amazônia, temos que ser responsáveis, ter o compromisso agroambiental, e esta é uma bandeira da FCA para o Estado. Somos um estado que preserva, mas que precisa produzir. Os produtores precisam de alternativas para produzir e a Ufam tem as estratégias para isso”, informa a docente.

Localizado ao lado do estande da Embrapa e na frente do espaço da Sepror, a área dedicada à Ufam conta com maquete de tanque de piscicultura e esqueleto bovino para facilitar o entendimento sobre as pesquisas e atrair a atenção dos visitantes. “Este é um momento para mostrar o que fazemos, sair dos muros da Ufam, e ter contato direto com os produtores e com a sociedade. Isso é muito bom”, expôs a professora. “Os visitantes estão adorando e os alunos também. A Expoagro é uma vitrine para os cursos da FCA”, completou.

“Agradecemos o apoio da diretoria da FCA, por meio do diretor, professor Marco Antônio Mendonça, que nos deu condições para participar do evento”, ressaltou Roseane Oliveira. “Parabéns para todos. Este é um trabalho que vale muito a pena”, disse, se referindo aos membros da equipe que estão na exposição.

Sobre a Expoagro 2019

Realizada pela última vez em 2013, a Expoagro é voltada a fortalecer o comércio local a partir do agronegócio. O evento deve movimentar R$ 30 milhões nos quatro dias do evento.  São esperadas 350 mil pessoas para visitar os quase 300 expositores, entre agricultores, pecuaristas, pescadores, piscicultores, produtores rurais, comerciantes de alimentos e bebidas, entre outros.