Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Ufam preenche quase 100% das vagas ofertadas só na chamada regular do Sisu 2025
Início do conteúdo da página

Ufam preenche quase 100% das vagas ofertadas só na chamada regular do Sisu 2025

Publicado: Quarta, 05 de Fevereiro de 2025, 11h36 | Última atualização em Quarta, 05 de Fevereiro de 2025, 17h14 | Acessos: 476

Das 2.515 vagas disponíveis em 111 cursos de graduação para o Sisu 2025, 2.512 já foram preenchidas

No Brasil todo, 97,4% das vagas ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram preenchidas em chamada regular para as matrículas, contra 90,8% na edição do ano passado, um incremento de exatos 6,6%. Para a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), os números são ainda melhores. Isso porque, no Sisu 2025, a taxa de ocupação para os cursos ofertados na Ufam foi de 99,80%, percentual que reflete o maior número de inscrições em uma década, com 92.303 inscritos para concorrer ao total de 2.515 vagas nos 111 cursos de graduação ofertados.

"A ocupação de praticamente todas as vagas oferecidas pelo Sisu em 2025 logo nesta primeira chamada é mais uma prova de que o trabalho coletivo que temos feito é capaz de alçar a Universidade Federal do Amazonas ao mais alto patamar de credibilidade perante a sociedade amazonense. Afinal, estamos falando de uma Instituição centenária, com professores extremamente qualificados e atuantes em ensino, pesquisa, inovação e extensão, e onde são criadas muitas oportunidades de acesso e permanência para os nossos estudantes", analisa o reitor, professor Sylvio Puga, ao elencar algumas das qualidades que, segundo ele, tornam a Ufam cada vez mais procurada entre os candidatos.

Indicadores

A eficiência na ocupação das vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que em 2025 foi a maior dos últimos dez anos,  significa que houve um aumento sensível no interesse dos candidatos em cursar graduação na Ufam. Esse resultado é calculado com base em alguns indicadores, dentre os quais a taxa de ocupação das vagas, que é a correlação entre o número de oportunidades disponíveis e a quantidade de matrículas efetivadas.

“Uma lista de espera com muitos candidatos indica alta procura pelo curso e potencial para ocupação das vagas. Em 2024, a Ufam teve 109 cursos de graduação participantes do Sisu, com 2.439 vagas disponibilizadas. Em 2025, a Ufam participou com 111 cursos de graduação e 2.515 vagas, sendo preenchidas 2.512 vagas, o que corresponde a 99,80 % de ocupação das vagas e foi o maior número de inscritos desta década. Foram exatos 92.303 inscritos, o que mostra o interesse dos estudantes em vir para a Ufam”, analisa o pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg), professor David Lopes Neto.

Além da taxa de ocupação das vagas, há outros indicadores que contribuem para o quadro geral de  eficiência da ocupação. Um deles é o ‘Número de candidatos por vaga’, que indica a concorrência para cada uma das vagas. Quanto maior o número de concorrentes àquela vaga, maior é a procura pelo curso e, teoricamente, maior será a chance de ocupação. Outro são as conhecidas ‘Notas de corte’, isto é, as notas mínimas necessárias para que o pleiteante seja aprovado em um dos cursos da Instituição de Ensino Superior (IES). Assim, as notas de corte mais altas podem indicar uma grande procura e, consequentemente, mais possibilidade de ocupação daquelas vagas. Finalmente, existe a ‘Lista de espera’, utilizada para possibilitar o preenchimento de vagas não ocupadas na chamada regular.

“No cenário que se consolidou pós-pandemia, a Ufam, como universidade federal pública, volta a ser protagonista e almejada entre os concluintes do ensino médio ingressar na na graduação. Nessa equação, é preciso considerar o compromisso da Instituição com o ensino superior de qualidade, o corpo docente altamente qualificado e uma porta de oportunidades para os estudantes em situação de vulnerabilidade social e econômica”, enumera o professor titular da Proeg, a respeito das vantagens de ingressar na Instituição.

Cursos presenciais

A edição de 2025 do Sistema de Seleção Unificada teve 254.899 candidatos aprovados, sendo 128.691 na ampla concorrência, 111.655 na modalidade de cotas e 14.553 por meio de ações afirmativas das próprias instituições de ensino superior. O resultado do Sisu foi divulgado nesta segunda-feira, 27 de janeiro, pelo Ministério da Educação (MEC). Um dos destaques da edição é o Pé-de-Meia Licenciaturas, incentivo financeiro para estudantes que optarem por cursos que formam professores. Uma das frentes do programa Mais Professores para o Brasil, o Pé-de-Meia Licenciaturas contribuiu para aumentar em mais de 23% a procura por cursos presenciais.

 

*Com informações do Ministério da Educação

registrado em:
Fim do conteúdo da página