Colação de Grau da Ufam no Instituto de Natureza e Cultura (INC) entrega 60 novos profissionais à sociedade
Eles são do curso de Administração, Antropologia, Ciências Agrárias e do Ambiente, Ciências: Biologia e Química, Letras - Língua e Literatura Portuguesa / Espanhola e Pedagogia
Por Ana Carla Santos
Ascom Ufam
O Instituto de Natureza e Cultura (INC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Benjamin Constant, foi palco de uma emocionante cerimônia de colação de grau, marcada por discursos que destacaram a importância da educação, o papel da universidade pública e os desafios superados pelos formandos.À presidência da mesa, o reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Mário Puga Ferreira,acompanhado do coordenador acadêmico, no cargo de diretor do Instituto de Natureza em exercício, professor Antônio Vagner Almeida Olavo. A turma de profissionais teve 10 formados em Administração, 2 em Antropologia, 10 em Ciências Agrárias e do Ambiente, 06 em Ciências: Biologia e Química e 15 em Letras - Língua e Literatura Portuguesa / Espanhola, além de 13 em Pedagogia.
Os pronunciamentos começaram com a oradora Elissadrina Félix Rodrigues, do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, que rememorou a trajetória dos estudantes. “O caminho não foi fácil. Não faltou dificuldade, mas também coragem. Nossos pais nos sustentaram com amor e apoio. Os professores não apenas nos ensinaram, como nos inspiraram. Não chegamos aqui sozinhos”, afirmou. Ela também destacou a dedicação de mães atípicas, enaltecendo sua força e exemplo. “Agora, vivamos o recomeço.”
O paraninfo orador dos cursos, professor Rodrigo Oliveira Braga Reis, reforçou o impacto do INC na vida dos formandos e de suas famílias, destacando a diversidade dos estudantes e o papel transformador da universidade pública. “Vemos aqui um encontro de gerações. Há 14 anos estamos formando cidadãos, filhos e netos de diferentes municípios e até de outros países. Não podemos abrir mão da importância do conhecimento e da universidade pública”, declarou o professor Willian Rafael.
Representando o prefeito, o secretário de Educação, Antonio Wagner, emocionou-se ao reencontrar alunos para os quais lecionou. “Realmente vejo aqui alunos para quem lecionei física e matemática. Acreditem sempre no seu potencial. Celebrem e sejam felizes nessa nova jornada”, disse. Ele também reforçou a necessidade de ampliar o acesso ao ensino superior na região. “Cada um sabe do seu desafio, das lutas travadas para conseguir chegar a este momento. Muitos aqui se ajudaram em prol da educação, do INC e da Ufam. Queremos cada vez mais indígenas e ribeirinhos se formando com qualidade”, disse.
O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, ressaltou o compromisso da Instituição com a expansão do ensino e a formação acadêmica de excelência. “O paraninfo lembrou bem o quanto a Ufam oportuniza carreiras. Professores acreditaram no projeto da Ufam aqui em Benjamin Constant, e hoje temos uma presença permanente na região do Alto Solimões”, destacou. Ele também anunciou avanços importantes, como o edital para a construção do restaurante universitário, viabilizado por emenda parlamentar do PAC, e novos passos para a implementação do mestrado interinstitucional.
A cerimônia foi encerrada com uma mensagem de união e compromisso com a educação pública. “A universidade é construída coletivamente. Quem acredita que ficar no Olimpo trará resultados, equivoca-se. Parcerias são fundamentais para o avanço da sociedade”, concluiu o reitor.
Lista de formandos:
- Dhylma Lira Ribeiro
- Fernanda Pacaio Chunha
- Geison Brando Flores de Paula
- Gilquer Bento Ramos
- Henrique Souza dos Santos
- Ismael da Silva Negreiros
- Izanilde Cruz Vieira
- Karoline Penha Facundo
- Meiriane Aicate Peres
- Nádila Viana Chunha
- Taciara Matias Braga
- Tayna Nascimento de Melo
Redes Sociais