Página inicial > Notícias Destaque > Curso de Educação Física recebe homenagem da Câmara Municipal de Manaus por seus 50 anos

Publicado: Quinta, 03 de Outubro de 2019, 15h02 | Última atualização em Sexta, 04 de Outubro de 2019, 10h01 | Acessos: 2046

O curso de Educação Física da Ufam foi homenageado pela Câmara Municipal de Manaus por seus 50 anos de atividade. A sessão solene ocorreu na manhã desta quinta-feira, 3, no plenário da Casa.

Criado em 24 de fevereiro de 1969, o curso de Educação Física já formou mais de três mil profissionais ao longo de suas cinco décadas de existência. De acordo com o diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), professor João Libardoni, o curso se tornou referência na formação de profissionais da área. “É uma grande honra receber esta homenagem desta Casa. Ficamos muito orgulhos por isso. Esperamos continuar contribuindo para a sociedade amazonense e manauara. Muito nos agracia esta homenagem”, declarou o gestor da FEFF.

O diretor definiu o momento como uma oportunidade para agradecer a todos que cooperaram para que o curso chegasse aos 50 anos. Libardoni atribui o feito aos diversos profissionais e estudantes que se empenharam para ajudar o curso a obter diversas conquistas ao longo dos anos.

“Não existe curso de Educação Física sem os nossos professores, os nossos técnicos, alunos, todos os que nos dão assistência, desde o pessoal da limpeza até o pessoal da cantina, todos eles fazem parte da nossa família Faculdade de Educação Física e Fisioterapia”, expôs o professor. “Fazer 50 anos é uma grande satisfação. Isso mostra que aquele sonho deu certo e nós sonhamos cada vez mais. Os desafios estão aí, mas nós já passamos por tempos mais difíceis, e essa é uma essência do curso. Temos o vínculo muito forte com o esporte e o esporte gera desafios também, faz com que a gente possa ir além e o nosso curso tem esse sentimento, de buscar sempre o melhor”, completou.

Representando o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, o vice-reitor, professor Jacob Cohen, participou da solenidade e discorreu, em pronunciamento, sobre o papel distinto do curso de Educação Física para a Universidade. Segundo o gestor, o curso nasceu em um momento bastante expressivo do futebol local.  “A Faculdade de Educação Física foi alicerçada exatamente como um dos pilares para que se criasse a universidade a partir das antigas faculdades que constituíram a Fundação Universidade do Amazonas, ou seja, para que ela pudesse ser considerada universidade, era preciso que tivesse três pilares importantes da área de saúde, de humanas e de exatas, então, ela foi fundada exatamente naquele momento, em 1969”, informou o vice-reitor. “Parabéns à Faculdade de Educação Física e Fisioterapia. Parabéns ao professor Gedeão Amorim pela propositura de lembrar que o curso de Educação Física foi um dos pilares para que hoje a Ufam fosse uma liderança”, concluiu.

Autor da propositura e presidente da mesa durante a solenidade, o vereador Gedeão Amorim ressaltou a importância do curso da Ufam para a sociedade amazonense. Destacou também o empenho dos profissionais do curso que há 50 anos enfrentaram o desafio de criar e consolidar a formação em nível superior dos profissionais da área. “Imagine em 69, quando estávamos começando essa nossa aventura de fazer uma universidade em Manaus. Era um cenário muito diverso. Nós, que somos mais antigos, caminhamos nesse processo, devagar, com limitações de toda ordem”, relatou o também docente da Ufam. “Espero que vocês possam continuar com esse sangue nos veias para investir na formação superior do Amazonas”, disse o parlamentar aos atuais membros da FEFF. “Parabéns a todos os professores e servidores da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, que durante todos esses anos prestaram seus serviços para a formação dos profissionais de Educação Física”, discursou.

Professor decano do curso, Tales Verçosa abordou pontos importantes para a história do curso da Ufam, destacando a atuação dos professores Guilherme Pinto Nery e Valdir Oliveira. Segundo Verçosa, a ideia de criar o curso foi do professor Guilherme Nery, o qual levou a proposta ao Conselho Universitário da Ufam e logrou a sua aprovação. “A nossa faculdade sempre, desde o primeiro momento, teve esse compromisso, no sentido de trabalhar para a formação de profissionais capacitados para desenvolver a Educação Física”, ressaltou.

Na ocasião, vários profissionais do curso foram homenageados por seu compromisso com a educação superior local.